Redes sociais, segurança digital e mobilidade urbana são temas de debates
A segurança digital foi um dos temas discutidos nesta quinta-feira (7) no 1º Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico (Fomsege). O debate foi conduzido pelo analista de segurança da informação Aderbal Botelho. Foram debatidas, ainda, outras temáticas como mobilidade urbana e o uso das redes sociais na administração pública.
O Fomsege é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias de Transparência Pública (Setransp) e Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento está acontecendo no Hotel Netuanah, na praia de Cabo Branco, na Capital. A programação completa está disponível no site do evento. (www.fomsege.com.br).
Aderbal Botelho destacou o case de implantação de um sistema de segurança de informação a partir de software livre na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o ele, o país se encontra num momento de se preocupar com a invasão de dados e que o uso de software livre é importante para combater esse tipo de ação. “Toda gestão pública tem que usar software livre”, defende o palestrante.
O sistema utilizado por ele é o Alien Vault, capaz de gerenciar, correlacionar e organizar eventos das informações, permitindo a análise de tráfego de rede, análise de vulnerabilidade e software de inventário. O sistema foi desenvolvido a partir do software livre IDS – Sistema de Detecção de Intruso, baseado em host e em rede.
Mobilidade Urbana – Outro tema debatido foi mobilidade urbana. A discussão foi conduzida pelos estudantes de computação Fernando Brito e Bonifácio Segundo. Eles estão desenvolvendo um aplicativo que permitirá ao usuário saber que ônibus deve pegar para chegar ao destino desejado dentro da cidade.
“Basta a pessoa escrever onde está e pra onde quer ir, e daí ele sugere que ônibus pegar. Ainda estamos buscando os dados sobre as linhas de ônibus junto à Superintendência de Mobilidade Urbana”, disse.
Redes Sociais – O debate sobre a importância das redes sociais na gestão pública se desenvolveu a partir do case @pmjponline, criado em 2009 e referência nacional na área das mídias sociais. A discussão foi conduzida pelo jornalista Xhico Raimerson e o ativista do Movimento Software Livre, Anahuac de Paula Gil.