Seinfra e Guarda Municipal realizam campanha de vacinação e imunizam servidores

Por - em 568

Glaudenice Nunes e Hannah Barbosa

 

SAM_9516A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) realizou, nesta quarta-feira (27), uma campanha de vacinação para imunizar os servidores contra tétano e difteria (DT), sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral). Já a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) realiza a campanha contra o vírus Influenza A/H1N1, também para os servidores, hoje (27) e nesta quinta (28). As duas ações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na Seinfra, a ação de saúde foi coordenada pelo Setor Psicossocial. Mais de 50 funcionários foram imunizados. “Essa campanha é muito importante, principalmente para servidores que trabalham em ambientes insalubres ou com atendimento ao público. É preciso garantir que todos estejam imunizados”, disse a psicóloga Alyne Guimarães Silva.

A ação recebeu a aprovação dos servidores, que fizeram fila para tomar as doses, a exemplo do servente Luciano de Souza. “É importante cuidar da saúde e as vacinas nos ajudam a evitar muitas doenças”, disse.

O pedreiro José Belarmino também destacou a importância da vacinação na prevenção de doenças. “A gente trabalha com vários tipos de materiais, como ferro, e com as vacinas a gente se sente mais seguro, pois ajuda a evitar várias doenças”, disse. Ele também destacou a comodidade de poder tomar a vacina no local de trabalho. “Isso facilita, pois às vezes a gente não tem tempo”, frisou.

Campanha na Semusb – A campanha de vacinação na Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania faz parte do Programa de Saúde desenvolvido pela instituição e compreende, além da imunização dos servidores, atendimento psicológico, assistência social, atividades físicas entre outros serviços.ação de saúde GCM 1

“A Guarda Municipal atua distribuída pela cidade e diante da exposição a diversos ambientes, os nossos servidores ficam mais vulneráveis a doenças. Daí, a importância de uma campanha como essa, pensando na prevenção do efetivo”, declarou o comandante da Guarda Municipal, Marcus Marconi.

Segundo a psicóloga Gioconda Pessoa, do Núcleo de Apoio Psicossocial da Semusb (NAPS), esta campanha faz parte de uma proposta maior, que tem o objetivo de prevenir e proporcionar a saúde biopsicossocial do servidor. “Queremos favorecer uma melhor qualidade de vida nas áreas do físico, do psíquico, do emocional e social, oferecendo apoio nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, fazendo o encaminhamento e acompanhamento dos guardas com a rede socioassistencial do município no intuito de sanar as problemáticas existentes”, explicou.