Semana do Músico é encerrada neste domingo com música instrumental e samba

Por - em 620

Adriana CrisantoPolyana Resende

Sob as bênçãos de Santa Cecília, padroeira dos músicos, chega ao final neste domingo (22), a partir das 18h30, a 6ª edição do projeto Semana do Músico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Neste dia se apresentam Sexteto Tabajara, Banda 5 de Agosto, Polyana Resende e Potizinho Lucena. Os shows acontecerão no anfiteatro da casa e a entrada é aberta ao público.

A Semana do Músico teve início na última terça-feira (17) e subiram ao palco novos talentos e nomes da música popular paraibana conhecidos do cenário local. O chefe do setor de eventos e produtor da Semana, Rivaldo Dias, disse que a cada ano tenta mesclar e trazer novos nomes da música para que o cenário se renove. “E para surpresa nossa isso tem acontecido” avaliou Rivaldo Dias, que também é músico e conhece de perto a música instrumental paraibana.

Neste domingo (22), às 17h30, o primeiro o grupo a se apresentar é o “Sexteto Tabajara” com um repertório de músicas instrumentais, em que fazem uma interpretação de obras inéditas de mestres e compositores desconhecidos do grande público. Atualmente, a banda toca obras novas, sempre ligadas ao repertório das bandas de música, arranjos novos, como também prestando homenagens aos compositores que possuem relevância importância para a história da música brasileira.

A banda é composta por Emanoel Barros/Estevão Gomes (Trompetes), Lucas Ângelo (Trompa), Marlon Barros (Trombone), Gilvan Pereira Novo (Tuba) e Marcelo Lucena (Percussão). Além de músicos convidados para as apresentações e alguns compositores parceiros, a exemplo de Emanoel Barros e do Maestro Chiquito.

O grupo fez várias apresentações dentro e fora do Estado em festivais, espaços de artes na Capital, como o festival Banda na Academia, organizado pela Banda Sinfônica José Siqueira e coordenada pelo professor Sandoval Moreno, Maratona Musical (IFPB), Atividades Educativas do prima, I Encontro Pernambucano de Metais, Programa Palco Brasil.

Após o Sexteto Tabajara, às 18h30 será a vez das bandas “5 de Agosto”, “Polyana Resende” e “Potyzinho Lucena”. Abrindo o segundo tempo de apresentações, a banda 5 de agosto, que é a mais antiga da cidade, fará um concerto especial recordando alguns sucessos. “Vamos tocar os grandes clássicos da música erudita, mas também vamos valorizar a música popular”, comentou o regente, Adelson Machado.RafaelPassos-22

A banda é composta por 54 músicos, regida pelo maestro e fundador da 5 de Agosto, Adelson Machado, tendo como regente adjunto o maestro Rogério Borges. É sempre convidada para se apresentar nos principais eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A 5 de agosto foi criada em maio de 1964, início dos anos de chumbo no Brasil, pelo prefeito Domingos Mendonça Neto (mas oficializada apenas cinco meses depois). A “bandinha”, como carinhosamente é conhecida pelos veteranos que participaram da sua fundação, nunca perdeu a sua aura oficial, apesar da versatilidade com que se desdobrava na execução de peças clássicas e românticas de Mozart, Villa-Lobos e Beethoven – e não apenas das marchinhas e dobrados com o que é mais conhecida pelo grande público.

Polyana Resende e o marido Potizinho Lucena encerram a Semana do Músico com muito samba e um repertório recheado de sambas de ontem e de hoje, além de composições autorais. “Encontro no samba a minha morada” comentou a cantora e compositora Polyana que é radicada na Paraíba há mais de 10 anos, aonde vem desenvolvendo um trabalho autoral e despertando nas pessoas a valorização pela cultura local.

A cantora canta acompanhada de seu marido, o também músico Potizinho Lucena, que é de João Pessoa e começou cedo na música por influência do pai Poty Lucena, que se apresentou ontem no projeto. Potizinho toca cavaquinho e é também arranjador e produtor. Em 2013, Potyzinho (com o grupo Chorisso) interpretou juntamente com a orquestra de câmara municipal de João Pessoa músicas de sua autoria. Além de se dedicar a música ele estudante do curso de licenciatura em cavaquinho no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

SERVIÇO:

6ª edição da Semana do Músico

Domingo (22)

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita.

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Rivaldo Dias – Chefe do setor Eventos

Fone: 98812.3999/99613.7093

Email: rivaldo.sax@gmail.com

Pôr do som – Rudá Barreto – 98853.7189

Berimbaobab – Vant – 98809.7715

Fábio Torres – 98660.5420

Poty Lucena Trio – 98834.2640

Grupo Tocaia – Naldinho – 98880.4279

Wister Galvão – 98808.9287

Michele Morena – 98808.1361

Potizinho – 98899.5644