Semhab realiza reunião para relocação de moradores da Beira da Linha, no Alto do Mateus

Por Carolina Queiroz - em 1200

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), formou uma força tarefa, na manhã desta terça-feira (12), envolvendo várias secretarias e órgãos municipais, para realizar ações de relocação das famílias que moram sem nenhuma estrutura em áreas ou prédios invadidos da comunidade Beira da Linha, no Alto do Mateus.

Neste sentido, a ação coordenada pela Semhab e Defesa Civil, auxiliará 71 famílias que serão relocadas nessa 1º fase de ação, da Beira da Linha (Alto do Mateus) para o Residencial Vista Alegre VIII, com previsão de entrega ainda no mês de dezembro.

Segundo a secretária Socorro Gadelha, todos os esforços estão sendo adotados, para que, de acordo com a orientação do Prefeito Luciano Cartaxo, essas 300 pessoas possam passar as festas de fim de ano em seu novo lar, totalmente dotado de infraestrutura e segurança.

“Estamos oferecendo casas com dignidade, qualidade e segurança. E nosso trabalho não acaba ao entregarmos as chaves. A partir da entrega, teremos cursos de capacitação, atividades para idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças. Nós estamos trabalhando para dar a estas famílias novas perspectivas e oportunidades em suas vidas”, destacou Socorro Gadelha.

De acordo com o secretário adjunto, André Coelho, esta é uma ação conjunta, envolvendo várias secretarias municipais. “Ao fazer a retirada dessas famílias das condições de risco e de insalubridade que vivem hoje, a PMJP chegará próximo a 3.500 famílias retiradas de áreas semelhantes em João Pessoa. É importante lembrar também que o trabalho junto aos moradores tem continuidade com o acompanhamento feito pela PMJP”, completou André Coelho.

Meio ambiente e saúde – Nessas áreas que serão desocupadas, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) já começou a realizar o controle de vetores (ratos, baratas e demais insetos). É fundamental a realização desse trabalho antes da demolição das casas para que não haja a proliferação e invasão desses vetores na vizinhança, disse Ana Giovanna, Secretaria Adjunta de Saúde.

Parceria – Além da Secretaria de Habitação e Defesa Civil, compõe esta ação integrada as Secretarias do Orçamento Participativo (OP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).