Seminário aponta caminhos para conscientizar alunos sobre mobilidade urbana

Por - em 379

seminario educacao (2)A Secretária de Educação e Cultura (Sedec) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) encerraram na tarde desta sexta-feira (9) o “II Seminário de Educação para o Trânsito com Cidadania – o Educador é o Condutor”. Durante quatro dias, mais de cem educadores, entre professores e especialistas, debateram sobre temas que podem ser trabalhados dentro da sala de aula para conscientizar e esclarecer gerações futuras em relação à mobilidade urbana da cidade, melhorando o trânsito e tornando-o mais humano e seguro.

O seminário contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que trouxe o inspetor Jean Chaves para acompanhar todo o evento. Para mostrar como é feita essa parceria, a PRF trouxe um diretor de uma escola municipal de Pouso Alegre, Minas Gerais, para contar a experiência de incluir no currículo escolar o tema trânsito.

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, avaliou positivamente o evento. “A Semob vem trabalhando educação para o trânsito de diversas formas, seja com campanha para condutores, pedestres e ciclistas ou levando ações para dentro das escolas com palestras e teatro. O tema aplicado pelos professores nas salas de aula com crianças e adolescente, certamente, tem uma importância fundamental no processo de criação de uma cultura de paz no trânsito”, declarou.

O secretário de Educação, Luiz Junior, também participou do encerramento do seminário. Para ele, a mobilidade hoje é umas das questões mais importantes da sociedade. “É preciso, desde cedo, que nossas crianças tenham uma formação adequada para conviver, seja na condição de pedestre, seja futuramente na condição de condutores de veículos. A prevenção passa pela educação”, disse.

seminario educacao (6)Todas as palestras tiveram como temática as abordagens que deverão ser feitas em sala de aula, com o objetivo de ensinar aos alunos comportamentos adequados no trânsito. A equipe da Semob apresentou as ações educativas que o órgão realiza para conscientizar a população sobre o respeito às leis de trânsito.

A coordenadora de Educação da Semob, Gilmara Branquinho, afirmou que o evento superou as expectativas. Para ela, a meta de atingir os professores foi cumprida pela equipe que organizou o seminário. “Queremos que os professores trabalhem o tema trânsito nas escolas e para isso eles têm que ter formação sobre o assunto”.

Ao final do evento, foi falado sobre o curso de capacitação que a Semob irá promover, no segundo semestre, para os professores em relação à transversalidade do tema trânsito.

“As palestras foram muito bem aproveitadas pelos professores, que terão daqui pra frente à responsabilidade de repassar o que aprenderam não só para os alunos, mas também para outros especialistas da área”, disse Ozani Urtiga, coordenadora de Educação para o trânsito da Sedec e organizadora do seminário.