Seminário sobre trânsito leva conhecimento para as salas de aula
Professores e especialistas da rede municipal de ensino de João Pessoa participaram, nesta quarta-feira (12), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizado no bairro Altiplano, da abertura do “I Seminário de Capacitação para Implementação da Transversalidade de Educação para o Trânsito nas Escolas e Centros de Educação de Referência Infantil da Rede Municipal”.
O evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), cujo tema é “Mobilizando a Escola para o Trânsito”, foi aberto com a apresentação da Banda Baile da Sedec e do Coral “Uma nota musical que salva”, do bairro de Mandacaru, que executou o Hino Nacional.
O seminário serve para aprimorar o conhecimento dos professores cujo objetivo é transmitir para os alunos o conhecimento sobre as leis e as regras do trânsito.
O secretário de Educação, Luíz de Sousa Junior, falou da importância do Seminário. “Isso não é só um trabalho da escola. É preciso também a participação da família. Somos uma equipe. Temos que ser mobilizadores e preparar nossos alunos para que tenham uma formação adequada para conviver com o trânsito, seja como pedestre ou futuros condutores de veículos”.
Além do secretário Luíz Junior, participaram da mesa o superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira; a coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito da Sedec, Ozeni Urtiga; e a chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho.
“Esse Seminário é um passo e um início para formamos futuros pedestres ou motoristas para uma geração melhor do que a nossa. O ensinamento começa da base. Excelente esse trabalho da Educação e da Semob como parceiras”, disse Nilton Pereira.
Confira abaixo a programação
Quinta-feira (13)
9h20 – Palestra 1: “O que é transversalizar?”
Instrutura do Denatran: Rita de Cássia
10h – Teatro de bonecos da Semob – “Orgulho de João Pessoa”
10h40 – Palestra 2 – “Regras de trânsito: por que obedecê-las?”
Palestrante: Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação da Semob
13h – Encerramento do turno da manhã e almoço
13h30 às 15h30 – Oficinas
15h45 às 16h45 – Apresentação dos trabalhos
17h – encerramento
Sexta-feira (14)
9h20 – Palestra 3: “Como transversalizar?”
Palestrante: Cledson Ferreira, educador e policial da Polícia Rodoviária Federal
10h10 – Apresentação: Organização Não Governamental Educar para o Trânsito Educar para Vida (Ong ETEV)
10h40 – Palestra 4: Apresentação do projeto “O caminho dos meus sonhos para as escolas municipais”
Palestrante: Maria Aparecida Ferreira, chefe da Seção de Programas e Campanhas da Divisão de Educação da Semob.
11h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Oficinas ministradas pelo coordenador José Alberto Silva
15h45 às 16h45 – Apresentação dos trabalhos
17h – Encerramento