Semob apresenta planejamento, projetos e ações de mobilidade urbana

Por - em 713

Pollyana Sorrentino

Discutir propostas de ações e intervenções de mobilidade urbana. Foi com este objetivo que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) participou da 1ª edição do Seminário de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de João Pessoa. O encontrou foi realizado na Academia Paraibana de Engenharia nos últimos dias 04 e 05, no auditório do Sinduscon (Sindicato da Construção Civil).

Durante apresentação, o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, detalhou o planejamento da mobilidade urbana de João Pessoa e explicou as metas a serem alcançadas a curto e médio prazo.  “Garantir a melhoria na circulação do pedestre, dos ciclistas e do transporte coletivo está entre nossas prioridades. Estamos também empenhados em campanhas educativas e capacitação da equipe da Semob-JP e dos operadores do transporte”, ressaltou o superintendente.

Batinga reforçou, ainda, a importância do investimento na gestão operacional e em tecnologia. “Estamos ampliando o monitoramento e fiscalização por câmeras, padronizando a velocidade nas vias, estendendo as ciclovias e faixas exclusivas, além de intensificar as fiscalizações presenciais nas ruas”.

Segundo os organizadores do seminário, o encontro teve como objetivo, aproximar os órgãos de mobilidade, turismo e indústria, promovendo diálogo entre eles. “Superamos nossas expectativas. Cumprimos exatamente o que pretendíamos que era compartilhar o conhecimento dos planos e programas dos órgãos, incluindo o da Semob-JP”, afirmou José Francisco Nóbrega, coordenador do evento e membro da Academia Paraibana de Engenharia.

Para o também integrante da Academia Paraibana de Engenharia, Arnaldo Delgado, foi uma oportunidade de observar as propostas para mobilidade na região metropolitana e promover uma profunda discussão em prol das melhorias neste âmbito à sociedade. “Foram expostas muitas propostas interessantes, principalmente aqui em João Pessoa pela Semob-JP”.

Além da Semob-JP, também estiveram participando representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Companhia Docas da Paraíba, representantes de prefeituras da região metropolitana, além de entidades de turismo e indústrias.

Para continuar a discussão sobre mobilidade urbana na região metropolitana, após o seminário ficou acertado que um comitê será criado, para que outras reuniões sejam marcadas a fim de promover cada vez mais o diálogo a cerca do assunto. Um novo encontro já está previsto para o início do 2º semestre.