Semob aumenta efetivo e ajusta semáforos da orla para o Extremo Cultural

Por - em 280

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa vai aumentar o efetivo de agentes na orla, neste sábado (12), para melhorar a segurança do trânsito e garantir a mobilidade das pessoas que vão assistir aos shows programados no projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro, promovido pela Prefeitura da Capital. Com o reforço, o efetivo contará com 37 homens trabalhando durante todo o evento.

Para garantir a fluidez do tráfego, a Semob vai ajustar os tempos dos semáforos em toda a extensão da orla. A nova programação semafórica, exclusiva para o Extremo Cultural, vai permitir mais tempo de verde e fluidez nas vias onde a demanda de veículos esteja maior em função do deslocamento das pessoas em direção ao evento, o que vai reduzir sensivelmente as filas de veículos formadas no local. Os tempos de verde e vermelho poderão ser redefinidos, caso haja necessidade.

Com o reforço no efetivo e a alteração na programação dos semáforos, a Semob espera reduzir os transtornos causados pela grande concentração de veículos nas vias próximas ao Busto de Tamandaré, onde estarão acontecendo as apresentações no palco do projeto Extremo Cultural.

Centro – Os shows no Ponto de Cem Réis também contarão com esquemas já utilizados pela Semob em eventos anteriores e um efetivo de 15 agentes de mobilidade para o monitoramento da área, além de viatura para dar apoio.

Nesta sexta-feira (11), a interdição das vias do Centro começa a partir das 17h30, com o fechamento do horário comercial, para evitar transtorno e atraso para o primeiro show do projeto. Serão bloqueadas a Praça 1817, na altura da garagem da Assembléia Legislativa do Estado, e a Rua Arthur Aquiles com a 13 de Maio, com o objetivo de deixar a Avenida Visconde de Pelotas livre para veículos oficiais e de emergências, além do público que prestigiará o evento.

Orla – O plano de operação montado será utilizado em todos os shows do projeto Extremo Cultural, na orla. As intervenções começam a partir das 18h, no trecho do Busto de Tamandaré. Será isolado o trecho entre a Rua José Augusto Trindade (Tambaú) e a Rua Índio Arabutan (Cabo Branco), assim como a Avenida Epitácio Pessoa, entre a Rua Marcionila e o Busto de Tamandaré.

Os veículos que estiverem na Epitácio Pessoa, no sentido da praia de Tambaú, não terão acesso ao Busto de Tamandaré, tendo como alternativa a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes para chegar à orla. Já os motoristas que quiserem chegar à praia de Cabo Branco farão o percurso pela Rua Juiz Amaro Bezerra (lateral da Localiza).

Transporte coletivo – A operação das linhas do sistema de transporte coletivo vai sofrer alteração para atender aos usuários que vão assistir aos shows no Ponto de Cem Réis e no Busto de Tamandaré.

Para os shows no Busto de Tamandaré, as linhas 204 (Cristo), 511 (Tambaú/Rui Carneiro), 513 (Tambaú/Bessa), 701 (Alto do Mateus), 109 (Rua do Rio), 116 (Colinas do Sul), 5201 (Colinas do Sul via Rangel), 2300 (Circular), 5600, 5603 e 5605 (Mangabeira/Shopping) serão reforçadas com viagens extras até as 2h.

As linhas do Projeto Tetéu realizarão duas viagens extras a partir do Terminal de Integração do Varadouro, em horários intercalados aos já existentes.

Para os eventos no Ponto de Cem Réis, as linhas 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 505/503 (Ipês via Padre Zé), 109 (Rua do Rio), 5201 (Colinas do Sul/Epitácio Pessoa/Rangel), 701 (Alto do Mateus) 3200 (Circular), 2300 (Circular), e as linhas do Projeto Tetéu, realizarão uma viagem extra, passando pelo Parque Solon de Lucena (Lagoa) à 1h.

Recomendação – A Semob recomenda à população que contribua para fluidez e segurança do trânsito, evitando estacionar em locais proibidos, sobretudo em cima de calçadas, nas esquinas e em frente a garagens. Alerta ainda que os condutores que forem ingerir bebidas alcoólicas não dirijam, procurem utilizar o transporte coletivo, táxis ou eleger o motorista da rodada.

Para informações ou reclamações a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin), pelo telefone 0800 281 1518.