Semob chama empresas para que apresentem soluções para fiscalização de trânsito
Os equipamentos de fiscalização eletrônica estão cada vez mais presentes no cenário das grandes cidades com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos, especialmente nas vias de tráfego mais intenso, evitando acidentes e tornando mais seguro o trânsito.
Com objetivo de aprofundar os estudos quanto às novas tecnologias para implantação de equipamentos destinados à fiscalização eletrônica em João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realiza nesta terça-feira (9), no auditório I da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano, das 8 às 18h, reunião para que as empresas detentoras da tecnologia que atenderam ao edital de Chamamento Público nº001/2013 apresentem seus produtos e sistemas.
As empresas vão mostrar as soluções tecnológicas para implantação, instalação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletrônicos destinados à fiscalização de trânsito como Controlador Eletrônico de Velocidade, Redutor Eletrônico de Velocidade (lombadas eletrônicas), Fotossensores (para registro de avanço de sinal vermelho nos semáforos), Equipamento Misto, bem como Central de Monitoramento de Trânsito por Câmeras.
Atenderam ao Chamamento Público as seguintes empresas: Fotossenssores Tecnologia eletrônica Ltda, Eliseu Kopp & Cia Ltda, Engenbras S/A, Perkons S/A, Mirasys Brasil e Serttel Ltda. Todos os critérios de participação das empresas estão no edital nº 001 publicado em junho deste ano. As informações colhidas nas apresentações servirão de balizamento para que o corpo técnico do órgão possa elaborar termo de referência para uma licitação que será realizada ainda este ano.
O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, falou da importância de se fazer uma consulta prévia para conhecer o que há de mais moderno voltado para equipamentos eletrônicos que fiscalizem o trânsito. Segundo ele, a segurança no trânsito é uma das principais preocupações da administração municipal. “Queremos investir em modernos equipamentos de fiscalização de trânsito e nada melhor que conhecer propostas de empresas que detém esse tipo de tecnologia”.
Outro ponto destacado pelo superintendente é a transparência da gestão nos processos de licitação. “A administração deve sempre buscar a austeridade, moralidade e a seriedade no gasto do dinheiro público, por isso a importância desse Chamamento Público”, salientou.
Convidados – Para participar do evento, a Semob convidou também o Tribunal de Contas, Ministério Público, Câmara Municipal, Secretaria de Segurança do Estado, Secretaria de Segurança do Município, Secretaria de Planejamento do Município, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana, Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política e Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano.