Semob dá continuidade a ações educativas nas principais vias da cidade

Por - em 329

semob_acao_educativa_mangabeira_foto_corneliofelipe_ (124)A equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa dá continuidade pela cidade à campanha “Eu respeito à faixa de pedestres”. Serão visitados cinco bairros até o final de dezembro: Mangabeira, Mandacaru, Cristo Redentor, Jaguaribe e Cruz das Armas. Em 2014, o trabalho atingirá outras localidades. A atividade busca a conscientização quanto à importância de praticar a cidadania, respeitando o espaço do outro, gerando assim, um trânsito mais seguro e humanizado.

Durante a ação, os agentes de mobilidade urbana e os educadores abordam pedestres e condutores sobre o respeito à travessia e orientam com relação a outras infrações, como o uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, o uso do celular enquanto dirige, a transposição de  faixas sobre linha contínua, o estacionamento irregular e os dispositivos de segurança para as crianças (cadeirinha e acento de elevação).

Mangabeira – Esta semana, a equipe esteve no bairro de Mangabeira informando aos motoristas e pedestres sobre regras de trânsito que devem ser obedecidas para garantir a segurança de todos. Nessa ação, os motoristas que não paravam na faixa de travessia, com a finalidade de priorizar o pedestre, como determina o Código de Trânsito Brasileiro, foram abordados e orientados sobre a importância de respeitar o espaço do outro.semob_acao_educativa_mangabeira_foto_corneliofelipe_ (132)

De acordo com a chefe da educação da Semob, Gilmara Branquinho, os motoristas que circulam por Mangabeira se mostraram acessíveis às recomendações. “Temos percebido que a grande maioria das pessoas tem participado da campanha e contribuído para um trânsito mais seguro”, disse.

Mas o trabalho não é fácil. Durante as atividades, apesar de a maioria dos usuários da via cooperar, os educadores se deparam com condutores que infringem as leis de trânsito e não aceitam a advertência a eles aplicada. “Hoje mesmo em Mangabeira, abordamos um taxista que não parou na faixa de pedestre e estava sem cinto de segurança. Num primeiro momento, orientamos e advertimos o profissional com relação às infrações cometidas, mas devido ao comportamento grosseiro e desrespeitoso que ele apresentou não tivemos alternativa senão aplicar uma punição”, relatou Gilmara Branquinho.

Calendário – As ações educativas não pararam em Mangabeira. Na próxima quarta-feira (4), a equipe estará em Mandacaru nas proximidades da Escola Municipal Hugo Moura. Os horários das ações são: pela manhã, das 8h às 10h, e à tarde, das 15 às 17h. Na quinta (5), os educadores vão levar a ação para o Cristo Redentor. Na semana de 9 a 13, Jaguaribe será contemplada. De 16 a 20 de dezembro, a equipe se concentrará no bairro de Cruz das Armas.

O trabalho da educação não se restringe apenas as atividades nas ruas. A equipe também faz palestras em escolas, universidades e empresas sobre diversos temas relacionados ao trânsito.