Semob define plano de mobilidade para as Muriçocas do Miramar

Por - em 714

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já está com tudo pronto para o desfile do Bloco Muriçocas do Miramar nesta quarta-feira de fogo (6). A Diretoria de Operações (Diope) da Semob montou um plano de mobilidade que objetiva garantir a segurança dos foliões que vão acompanhar o bloco, bem como a fluidez do tráfego no entorno da Praça das Muriçocas, local da concentração. A mobilidade dos usuários de ônibus também vai ser garantida com agentes da área de transportes orientando passageiros e operadores do sistema quanto às modificações no itinerário e os pontos de parada provisórios.

Equipes da Semob estarão, a partir das 7h, na Praça Tito Silva (local da concentração), em Miramar, para dar apoio à montagem de toda a estrutura necessária ao evento. Às 14h, agentes de mobilidade batedores vão conduzir o comboio de trios elétricos ao local definido onde ficarão estacionados até o início do deslocamento em direção ao Busto de Tamandaré.

Da mesma forma como ocorreu nos desfiles dos blocos Atletas e Virgens, o estacionamento na rua do Sol (Clube Cabo Branco) e Angelina Baltar (rua do Capim/Pão de Açúcar) será proibido também a partir das 15h, garantindo todo o espaço da via para o tráfego de veículos que serão desviados de trechos da Epitácio Pessoa, em função dos bloqueios necessários para o apoio e segurança daqueles que estarão trabalhando na organização do bloco e instalação dos equipamentos dos órgãos públicos a serviço da segurança e atendimento de urgência.

A partir das 15h, 50 agentes de mobilidade da Semob estarão distribuídos nos pontos fixos de bloqueio definidos, e móveis para monitorar o trânsito em toda a extensão do corredor da folia, na Epitácio Pessoa, e no entorno da Praça Tito Silva, realizando bloqueios pontuais. Às 17h os agentes vão interditar totalmente a área de concentração na Praça das Muriçocas.

Bloqueios – Serão bloqueadas para o tráfego de veículos as seguintes vias: Hidelbrando Tourinho com Antônio Rabelo Júnior (por trás do Posto 99), avenida Epitácio Pessoa com João Domingos (Wizard) e a  Epitácio com a rua Giácomo Porto (Colégio Evolução) e toda a área em volta da Praça Tito Silva, em Miramar.

O tráfego de veículos na Epitácio Pessoa, a partir das 19h, será apenas cruzando a avenida (transversalmente). Com o início do deslocamento do bloco, previsto para 21h, a Epitácio Pessoa estará bloqueada desde a Tito Silva até o Busto de Tamandaré. A Semob orienta os condutores de veículos que evitem o trecho, buscando rotas alternativas.

Acesso A avenida Beira Rio é a opção para quem estiver no Cabo Branco e quer chegar a Tambaú, Manaíra e Bessa, acessando a rua Maria Caetano F. Lima (rua do Moriah Shopping) chegando à Epitácio Pessoa, depois descendo a Ruy Carneiro até o destino desejado.

A avenida Ruy Carneiro é o acesso para  quem está em Tambaú e desejar ir ao Cabo Branco e Altiplano, subindo a avenida, até a Epitácio Pessoa, entrando à direita na João Vieira Carneiro (após a Hiundai), Coronel Felo Silveira, à esquerda na Desportista Aurélio Rocha (ao lado do Grupamento de Engenharia), Epitácio Pessoa, à direita na Wandick Filgueiras (por trás do Espaço Cultural) até chegar à Beira Rio.

Segurança – Policiais estarão no setor de monitoramento das câmeras da Semob observando toda a movimentação durante os desfiles dos blocos no Folia de Rua, repassando informações ao pessoal de campo para dar mais segurança ao evento. Agentes de mobilidade também vão monitorar o trânsito pelo sistema de câmeras do órgão.

Transporte Nesta quarta-feira, durante o desfile, as linhas deverão operar da seguinte forma:

As linhas do Tetéu: 101 – Grotão / 104 – Bairro das Indústrias / 108 – Alto do Mateus / 118 – Valentina-Paratibe/Mussumago / 203 – Mangabeira VII / 301 – Mangabeira / 504 – Mandacaru / 507 – Cabo Branco / 510 – Tambaú / 1500 – Circular / 5100 – Circular, serão reforçadas até 4h da manhã da quinta-feira (7).

Circularão também realizando duas viagens após a meia-noite, as linhas 204 – Cristo / 302 – Mangabeira/Cidade Verde / 701 – Alto do Mateus / 109 – Rua do Rio / 5201 – Colinas do Sul.

Haverá reforço nas linhas do Tetéu durante todo o evento. Deverão circular também as linhas 204 (Cristo), 301 (Mangabeira), 511 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa), 5600/5603/5605 (Mangabeira-Shopping), 701 (Alto do Mateus), 109 (Rua do Rio) e 5201 (Colinas do Sul). As linhas circulares 1500, 5100,1510 e 5110 estão autorizadas a circularem até a praia.

Havendo necessidade, a Semob determinará às empresas o acréscimo no número de ônibus para atender à demanda de usuários na volta pra casa.

Itinerário de ônibus – As linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela avenida Tito Silva, rua Miguel Lisboa, Domingos Mororó, av. Beira Rio, Maria Caetano F. Lima (Shopping Moriah), até à Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro, destino Castelo Branco e Zona Sul, os ônibus circularão pela rua João Domingos (até 15h), depois passarão a circular pela Wandick Filgueiras, Evaldo Wanderlei, Dra. Hermance Paiva, Tito Silva, seguindo para os bairros. Os com destino às praias, farão a rota pela Epitácio pessoa, Ruy Carneiro e Nego.

As linhas com destino praias e Shoppings seguirão pela Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro. Após o festejo, o ponto de parada de ônibus da avenida Epitácio Pessoa com a rua Professora Maria Sales será desativada temporariamente devido a grande quantidade de usuários que se deslocam para parada, com isso, ocasionando um grande congestionamento por parte dos coletivos. Os passageiros poderão se deslocar para o ponto de parada seguinte.

Calçadas – Não será permitido qualquer veículo estacionar na calçada ou canteiro central da avenida Epitácio Pessoa. Os veículos que forem encontrados cometendo a infração serão autuados pela fiscalização e removidos para o pátio da Semob.

Orientação – A Semob pede aos motoristas que contribuam para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, evitando estacionar os veículos em locais proibidos, como calçadas, esquinas e entradas de garagens. Outro alerta é não dirigir se tiver bebido, se beber, utilize transporte público, táxi ou escolha o motorista da rodada, aquele que não bebeu.

Para mais informações ou reclamações a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin), pelo telefone 0800 281 1518.