Semob define plano de mobilidade para o Extremo Cultural 2015

Por - em 615

Semob extremo culturalA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já definiu o plano de mobilidade e de transporte que será executado nos shows durante o evento Extremo Cultural, que será realizado no Busto de Tamandaré e Largo da Gameleira, na orla de Tambaú. O evento terá início neste sábado (10), com encerramento no dia 31 de janeiro.

Busto – Por ocasião das apresentações musicais no Busto de Tamandaré, a Semob vai bloquear o final da Avenida Epitácio Pessoa, desviando o tráfego de veículos pela Rua Antônio Lira (Banco do Brasil), a partir das 19h. Todo o entorno do local do evento será isolado (sentido Tambaú) para garantir a segurança dos pedestres e espectadores dos shows.

Desvios – Para que vem da Avenida Epitácio Pessoa, sentido Cabo Branco, o desvio será feito pela Rua Antônio Lira, lateral do Banco do Brasil e Rua Professora Maria Sales. Caso venha pela Avenida Epitácio Pessoa, sentido Tambaú, o desvio será feito pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Largo da Gameleira – Já para as apresentações de cultura popular (folguedos, boi de reis, lapinha, afoxé, capoeira, dança cigana e coco de roda) que serão realizadas no Largo da Gameleira, em Tambaú, os agentes de mobilidade vão monitorar o tráfego de veículos no local, garantindo a tranquilidade e a segurança de pedestres e espectadores.

Contingente – A Semob escalou 30 agentes de mobilidade urbana por dia de show que serão distribuídos estrategicamente, tanto em Tambaú quanto no Cabo Branco, para garantir fluidez ao tráfego de veículos e segurança para os pedestres durante os shows do Extremo Cultural.

Operações Integradas – Bem ao lado do palco, a população terá à disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao Extremo Cultural (Samu, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Polícia, Sedurb, Sesmub, Semob, Bombeiros, Seinfra, etc) para facilitar o atendimento das pessoas que necessitarem desses serviços públicos.

Ônibus – Para facilitar a ida para o show e a volta para casa, a Semob determinou às empresas concessionárias do transporte coletivo que reforcem a frota e aumentem o número de viagens das linhas que atendem a orla a partir das 18h. Agentes de mobilidade estarão monitorando a frota de ônibus e, caso seja necessário, poderão pedir mais veículos às empresas para atender aos usuários.

A Semob também requisitou às empresas concessionárias que disponibilizem 40 ônibus que estarão estacionados em ruas próximas ao Busto de Tamandaré, aguardando o término do último show da noite em cada evento para o retorno das pessoas para casa.

Ponto de táxi Para não haver dificuldade no deslocamento até o Busto e a volta para casa, haverá ponto de táxi na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, do trecho entre a Avenida Epitácio Pessoa e a José Augusto Trindade, em Tambaú.

Monitoramento – Durante o Extremo Cultural, a Central de Monitoramento por Câmeras da Semob funcionará todo o evento, auxiliando o trabalho dos agentes de mobilidade em campo, contribuindo ainda mais com a segurança e fluidez do trânsito. As câmeras da Semob também auxiliam a segurança pública, onde guardas municipais e policiais militares acompanharão toda a movimentação.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, recomenda que as pessoas prefiram ir aos shows de ônibus ou táxi. Caso utilizem o próprio veículo, evitem circular próximo aos bloqueios. Se beber, por mínimo que seja, não dirigir. “Pedimos às pessoas que utilizem ônibus ou táxi para ir aos shows, porque assim colaboram com um trânsito mais tranquilo, já que o evento atrai milhares de pessoas, aumentando a demanda de tráfego para um único local. Se consumir bebida alcoólica, não dirigir, para evitar acidentes, às vezes fatais”, disse.