Semob define plano de trânsito para o ‘João Pessoa – São João Pra Valer’

Por - em 350

Disciplinamento de estacionamentos, interdição do trânsito (bloqueios) e escoamento de veículos de emergência (ambulâncias, viaturas policiais, Corpo de Bombeiros) na área central durante o ‘João Pessoa – São João Pra Valer’, promovido pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP) de 21 a 29 de junho foram definidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) esta semana.  Um planejamento especial foi preparado pois os festejos juninos no Centro da cidade se concentrarão no Ponto Cem Réis, na Praça Rio Branco e na Praça Dom Adauto, locais de grande fluxo de veículos e pessoas.

Bloqueios – Haverá bloqueios na Avenida General Osório, Rua Conselheiro Henrique, Praça Dom Adauto, Rua Santo Elias, Rua Barão do Abiay, Praça 1817, Rua Treze de Maio e Rua Rodrigues de Carvalho. Além dos pontos de bloqueio, 25 agentes da Semob estarão distribuídos em todo o entorno do evento em pontos fixos e móveis em oito viaturas. Os veículos de serviços públicos (Semob, polícia, Bombeiros, Samu e Guarda Municipal) ficarão estacionados na Rua Duque de Caxias, Praça 1817 e Praça Dom Adauto. Os táxis farão ponto na Praça 1817, Avenida Padre Meira e Rua Barão do Abiay.

Estacionamentos – A Semob reservou parte do entorno da Praça João Pessoa para o estacionamento exclusivo de motos. O trecho do anel interno do Parque Solon de Lucena, compreendido do final dos pontos de ônibus até a Rua Rodrigues de Carvalho, será destinada ao estacionamento de veículos.

Todo o esquema de trânsito foi discutido com representantes da Funjope, Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Polícia Militar. A partir das discussões, a operação de interdição do tráfego e os locais reservados para veículos de serviço público foram definidos.

Para o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, os encontros foram bastante proveitosos uma vez que todos os órgãos envolvidos no evento compareceram e puderam externar suas opiniões, contribuindo para elaborar um planejamento que ofereça mais segurança à população.

“Dentro da política de diálogo seguida pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, decidimos reunir vários órgãos para construir, juntos, um plano de operação que garanta segurança à população e o sucesso do evento”, disse o superintendente adjunto.

Roberto Pinto falou ainda que a Semob e os outros órgãos também vão apoiar os festejos juninos  nos pólos descentralizados em Mangabeira, Geisel, Novaes, Padre Zé e Tambaú.

Transporte – As linhas do Tetéu (108-Alto do Mateus / 118-Paratibe / 101-Grotão / 504-Mandacaru / 507-Cabo Branco / 203-Mangabeira / 301-Mangabeira (Pedro II) / 510-Tambaú (Alm. Tamandaré) / 601-Bessa / 1500-Circular / 5100-Circular e 104-Bairro das Indústrias) vão operar normalmente. No entanto, realizarão uma viagem extra a partir da Lagoa, de 1h30, exceto as linhas 507-Cabo Branco, 510-Tambaú e 601-Bessa.

As linhas 109-Rua do Rio, 116-Colinas, 302-Cidade Verde, 505-Ipês, 2300-Circular e 3200-Circular vão realizar duas viagens extras: a primeira à 1h da manhã e, outra, às 2h, partindo da Lagoa.

Restrição – Não será permitido o uso de veículos tipo micro-ônibus e/ou similar sem a presença de cobrador durante os festejos na capital. A fiscalização estará atenta e punirá os infratores que estiverem realizando transporte irregular de passageiros.