Semob dialoga sobre acessibilidade com entidades de pessoas com deficiência

Por - em 330

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realizou reunião com entidades para discutir propostas que garantam a inclusão social e a qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Na ocasião, foram apresentadas as entidades projetos e ações que a Semob está desenvolvendo para promover a acessibilidade dessas pessoas. Os gestores também ouviram reivindicações e sugestões das entidades.

Ao final da reunião ficaram definidos alguns encaminhamentos que a Semob vai tomar para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com deficiência. Entre as medidas que serão adotadas, ficou acordado que nas próximas semanas será iniciado o processo de emissão das credenciais para pessoas com deficiência, o que é importante para que elas possam ser identificadas principalmente nas vagas de estacionamentos.

Também ficou acertada a realização de uma campanha educativa para incentivar o respeito às vagas para deficientes em estacionamentos. As entidades se comprometeram em colaborar com as ações de educação. Outra medida é intensificar a fiscalização para proibir que o espaço para deficiente nos estacionamentos seja usado indevidamente por condutores.

O superintendente adjunto, Roberto Pinto, afirmou que existe um compromisso e uma preocupação em dialogar com as entidades de pessoas com deficiência para, junto com o poder municipal, garantir os direitos a esse segmento da sociedade. Ele aproveitou a oportunidade para mostrar projetos da Semob que estão em andamento para melhorar a vida das pessoas com deficiência como a readequação e ampliação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência na área operada pela Zona Azul, a construção de novas rampas de acesso e padronização das calçadas.

Orla – Também foi apresentado o projeto que o órgão está executando na orla marítima. As entidades fizeram algumas ponderações e sugestões para facilitar o acesso principalmente dos cadeirantes nos estacionamentos da orla.

O superintendente adjunto, Roberto Pinto, disse que já esta semana será iniciada a construção das novas rampas de acesso nos locais onde as faixas de pedestres foram relocadas; as antigas rampas serão demolidas e serão construídas novas rampas nas proximidades da Fundação Casa de José Américo, no Cabo Branco.

“Ao todo serão 36 faixas de pedestres em toda extensão da orla marítima do Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, sendo que em cada faixa haverá rampas de acesso, além de uma vaga de estacionamento para pessoa com deficiência e outra vaga destinada aos idosos”, afirmou Roberto Pinto.

O adjunto ficou satisfeito com o desfecho da reunião e ressaltou a parceria entre o poder público e a sociedade para melhorar a qualidade de vida da população.  “É satisfatório saber que os projetos que a Semob tem para melhoria da acessibilidade em nossa Capital se comungam com os desejos das entidades”, salientou.

O presidente da Associação dos Deficientes e Familiares (ASDEF), Francisco de Assis Isidoro, falou da importância do diálogo para que as pessoas com deficiência tenham mais acessibilidade na cidade. “A reunião foi bastante proveitosa e sugiro que não fique só em uma, mas que tenhamos outros encontros como este”, disse Francisco de Assis, cuja sugestão é comungada com a Semob e de pronto aceita.

Representantes – Participaram da reunião, que aconteceu na tarde desta terça-feira (23) na sede da Semob, o Superintendente Adjunto Roberto Pinto; a assessora técnica da Semob, Aida Pontes; a coordenadora da divisão da Política de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Zuleide Barbosa; representantes da Associação dos Deficientes e Familiares (Asdef); do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda; da Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social); da Associação Paraibana de Deficientes (Aspadef) e da Associação Atlética dos Portadores de Deficiência da Paraíba (AAPB/PB).

A população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob: 0800-281-1518 ligação gratuita (fixo) – 3218 9330 / 9336 ou 9310.