Semob faz ação educativa na Epitácio e chama atenção para segurança no trânsito
Pollyana Sorrentino
Os condutores que trafegaram pela Avenida Epitácio Pessoa nesta segunda-feira (27) receberam instruções e orientações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). As ações educativas fazem parte de mais uma etapa da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’, que desta vez ocorreu em homenagem ao Dia do Motorista (25 de julho) e Dia do Motociclista (27 de julho).
“Foi mais uma oportunidade de se aproximar da população e fazer um chamamento para que juntos possamos trabalhar por um trânsito sem riscos”, ressaltou o superintendente da Semob, Roberto Pinto.
No cruzamento entre as avenidas Epitácio Pessoa e Amazonas (próximo ao Extra), a equipe de educação de trânsito, juntamente com agentes de mobilidade urbana, repassou para a população dicas de segurança para evitar acidentes nas vias. A ação contou ainda com a presença de artistas como palhaços e pernas de pau, que interagiram com o público de maneira lúdica, conseguindo atrair ainda mais olhares atentos para a campanha.
“Essa interação dos artistas com os condutores, mesmo de forma irreverente, desperta a atenção de todos para a busca de um trânsito cada vez mais seguro a partir dos nossos próprios atos. Ressaltamos que esta não é uma ação isolada e que a Semob continuará com esta política de educação e orientação para melhorar o tráfego na cidade”, afirmou o superintendente.
Uma blitz educativa foi realizada em outro ponto da Av. Epitácio Pessoa, onde educadores e agentes de mobilidade orientaram sobre as normas de trânsito em relação ao uso do capacete, cinto de segurança, celular, cadeirinha e limite de velocidade. Tanto motoristas quanto motociclistas foram orientados sobre os riscos que a prática irregular pode acarretar, sendo informados ainda que estão sujeitos a multa.
O auxiliar administrativo João Viana afirmou que este tipo de abordagem é essencial para que o cidadão perceba que seus atos podem fazer a diferença. “Fiquei satisfeito em saber que os órgãos de trânsito estão empenhados neste tipo de iniciativa”, disse ele.
Já para Judite Santos, que passou a pé pela Epitácio Pessoa no momento da ação, orientar os condutores sobre o respeito às normas de trânsito faz com que os pedestres se sintam mais seguros. “É disso que a cidade precisa, campanhas que mostrem a responsabilidade de cada um”, reforçou a dona de casa.
Parceiros – Dentro da política de parceria entre os órgãos e entidades de mobilidade urbana, a ação promovida pela Semob, nesta segunda-feira (27), contou com a parceria da Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Eu quero paz no trânsito – Constantemente, educadores de trânsito realizam ações junto à população com intervenções nas ruas, salas de aula e até nos hospitais, por meio de eventos ou visitas, garantindo que todos contribuam para a melhoria da segurança no trânsito da cidade.
Durante as abordagens são levantados temas como: misturar álcool e direção; a importância de se respeitar aos limites de velocidade nas vias urbanas; uso de capacete, cinto de segurança, estacionar apenas em locais permitidos, respeitar os direitos dos idosos e pessoas com deficiência, ciclistas e ciclofaixa, dentro outros.