Semob faz balanço positivo da operação de trânsito e transporte montada para a Romaria da Penha

Por - em 463

A operação de trânsito e transporte colocada em prática pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para garantir a segurança e a volta para casa dos fiéis durante a Romaria da Penha, neste último fim de semana, foi considerada positiva pela diretoria do órgão.

As equipes já estavam nos pontos determinados no plano de mobilidade desde as 16h do sábado (23), efetuando os bloqueios e desvios necessários no entorno da Igreja de Lourdes, na João Machado com Trincheiras, de onde saiu a imagem da Santa em peregrinação ao Santuário da Penha, no bairro do mesmo nome.

Mais de 150 agentes de mobilidade foram distribuídos na área central, ao longo das vias bloqueando os cruzamentos durante a procissão e no entorno do Santuário da Penha. Apesar de a Romaria ter arrastado mais de 300 mil pessoas, a Semob não registrou nenhum incidente. “Tudo transcorreu dentro do que foi planejamento. Conseguimos garantir a segurança dos fiéis e também coibir algumas irregularidades no trânsito”, afirmou Roberto Pinto, superintendente adjunto, que acompanhou de perto toda a operação.

Ele agradeceu o empenho de todos os agentes de mobilidade envolvidos na operacionalização do plano de mobilidade, como também a compreensão dos condutores de veículos e usuários do transporte coletivo. “Estamos satisfeitos com o resultado da operação do nosso plano de mobilidade, que só foi possível graças ao empenho dos nossos agentes e pessoal de apoio. Também agradecemos à compreensão da população que atendeu às solicitações da Semob e teve a paciência necessária para realizar os desvios no trânsito, fundamentais para garantir a segurança dos fiéis”, disse.

Volta para casa – Ao final da procissão, mais de cem transportes coletivos aguardavam para garantir o retorno dos fiéis as suas casas. Este ano, os táxis tiveram um local reservado exclusivamente pela Semob.

A comerciante Andréa Dantas, moradora do Miramar, que há mais de cinco anos faz todo o percurso, parabenizou a organização do trânsito ao longo do evento. “A Semob está de parabéns pela operação montada que garantiu a segurança dos fiéis e também à volta tranquila para casa”.

A mesma opinião foi compartilhada por Eduardo Augusto, católico fervoroso, morador do Cristo Redentor. Ele agradeceu aos agentes de mobilidade pelo empenho e dedicação durante todo o trajeto da procissão.  “Senti-me tranquilo e seguro durante a caminhada, pois vi agentes em todos os cruzamentos disciplinando o trânsito”.

Blitz – Os veículos que estavam fazendo transporte remunerado irregularmente durante a procissão também foram fiscalizados. Ao todo, foram apreendidos 12 veículos na operação e encaminhados ao pátio do órgão. “A Semob realizou a operação durante a romaria contribuindo para que os fiéis retornassem para suas casas em veículos regulamentados e seguros”, disse o diretor de operações, Cristiano Nóbrega, que trabalhou noite e madrugada no evento.