Semob inicia 4ª edição do Programa Humanizar
Será iniciada na manhã desta sexta-feira (22) a 4ª edição do Programa Humanizar, da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). Em 2019, o projeto traz o tema “Humanizar para Transportar Pessoas com Necessidades Especiais”, focando na melhor prestação de serviço para usuários do sistema de transporte público que possuem alguma deficiência.
A abertura do programa acontece a partir das 9h, na Estação das Artes. O evento será seguido das primeiras atividades, que serão realizadas até o final do ano no mesmo local, todas as sextas. “Este é um projeto que tem conseguido um êxito importante em seu objetivo de preparar melhor os operadores do transporte coletivo para lidar com os usuários do sistema. Este ano damos mais um passo nesse sentido”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Adalberto Araújo.
No total, serão envolvidos cerca de dois mil servidores de todas as empresas de transporte público da Capital, entre motoristas, cobradores e lideranças de campo. Eles passarão por aulas teóricas, com conhecimento da legislação em favor das pessoas com deficiência e também por atividades práticas, que os colocarão no lugar de pessoas com diversos tipos de deficiência.
“O objetivo do programa é este: sensibilizar os operadores e criar empatia com aqueles que são usuários do sistema”, explicou uma das criadoras do projeto, a psicóloga Sandra Araújo. De acordo com ela, as atividades, que envolvem dinâmicas e interação, pretendem chegar até o emocional dos profissionais. “Tudo tem a intenção de fazer com que eles assimilem a realidade do outro”, explicou.
O tema fala em pessoas com necessidades especiais porque pretende ir além das deficiências, incorporando também as limitações de gestantes, obesos e idosos, por exemplo. A temática foi definida pela avaliação dos profissionais de sua importância, baseada principalmente nas reclamações registradas pelos usuários junto à Semob-JP.
O Programa – O Humanizar tem sido realizado desde o ano de 2016. Na primeira edição, o foco da iniciativa foi a motivação, relações interpessoais, comunicação e inteligência emocional dos quase dois mil motoristas, cobradores e despachantes. Os resultados da iniciativa foram reconhecidos no ano passado, com a vitória no prêmio “Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB).
Em 2017, o programa trabalhou a questão da liderança, dessa vez atuando diretamente com 300 despachantes e chefes de tráfego das empresas de ônibus. Já e 2018, trouxe o tema “Motorista Amigo do Ciclista”, que teve como meta a criação de um melhor ambiente de compartilhamento das vias públicas entre os ônibus e os usuários de bicicletas.