Semob intensifica fiscalização no Centro, Mangabeira e próximo a shoppings
A Superintendência Executiva Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa vai intensificar, a partir desta segunda-feira (10), a fiscalização no Centro, em Mangabeira e no entorno dos principais shoppings da Capital. O objetivo é reduzir os transtornos no trânsito, coibindo abusos praticados pelos motoristas por causa do aumento de veículos e pedestres em circulação nos locais de compras.
O dispositivo operacional de agentes vai ser reforçado para garantir a mobilidade dos veículos e a segurança dos pedestres nessas áreas, que todo ano registram aumento na circulação viária e disputa por vagas de estacionamento para as compras dos presentes de Natal. Ao todo, serão designados 100 agentes de mobilidade distribuídos nos três turnos, diariamente, priorizando a agilidade do tráfego de veículos em consonância com o espaço do pedestre.
Todo o entorno próximo às lojas mais disputadas, a exemplo da Avenida Dom Pedro I, na altura do Shopping Tambiá, e Anel Externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa), terão agentes de mobilidade a pé, em motocicletas e em carros. Também haverá efetivo noturno até o fechamento das lojas e shoppings, tudo para garantir a tranquilidade e fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres.
Mangabeira – A Semob vai reforçar, ainda, as equipes que fiscalizam a área de comércio em Mangabeira. Agentes de mobilidade em motociclistas e em carros, além dos agentes a pé, em pontos fixos, estarão diariamente em toda a extensão da Avenida Josefa Taveira e ruas adjacentes, Feirinha e Mercado Público. Com o reforço, a Semob espera garantir um trânsito fluente para os veículos e mais segurança para os pedestres no local.
A fiscalização no fim de semana nos locais com grande concentração de veículos e pedestres terá reforço ainda maior, com pessoal remanejado de áreas que não necessitam de agentes nos sábados e domingos.
Recomendação – A Semob recomenda aos motoristas que evitem ir às compras nos horários de pico, em que já haverá um movimento mais intenso de veículos no sentido dos bairros ou indo à área central. O ideal são os horários intermediários, entre 9h e 11h e das 14h às 17h – e, de preferência, em transporte coletivo ou táxi.