Semob-JP apresenta novas tecnologias para mobilidade e defende humanização do trânsito

Por - em 637

Pollyana Sorrentino

Evento_SemobMêsamarelo_foto_julianasantos 104Usar a tecnologia para garantir uma mobilidade mais segura, humanizada e reduzindo o número de acidentes. Este foi um dos temas abordados na manhã desta quinta-feira (19), durante o evento ‘Gestão e Tecnologia para a Humanização do Trânsito e Transporte’, realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A ação é mais uma atividade promovida pela Autarquia dentro da programação do Maio Amarelo e ocorreu na sede dos Correios e Telégrafos, na BR-230 (Cristo Redentor).

Na ocasião, o superintendente Carlos Batinga apresentou um panorama da situação preocupante que apresenta o país, onde segundo o DENATRAN/IBGE, o número de mortes no trânsito representa um quantitativo maior do que quando comparado a doenças, como câncer de mama e próstata.

“Em 2014, o trânsito matou mais do que estas doenças. Considerando as três causas mortes, 65% de pessoas morreram em acidentes, 16% vítimas de câncer de mama e 19% de próstata, ou seja, a situação é alarmante. Os números impressionam de forma negativa e precisamos combatê-los, com ações educativas, fiscalização e punições aos infratores”, enfatizou o superintendente.

Batinga ressaltou ainda os programas de ações de imediato e médio prazo que já estão sendo implementados para montar uma estrutura eficiente de gestão, planejamento e operação da mobilidade urbana em João Pessoa. “Estamos agilizando as ações necessárias para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e os projetos para as intervenções estruturais necessárias”, finalizou ele.

Foram demonstrados ainda, serviços já desenvolvidos e outros em fase de testes, como a modernização do sistema semafórico com controle dos tempos por meio remoto, ampliação do monitoramento e fiscalização por câmeras de alta resolução e implantação do GPS nos ônibus onde os usuários poderão acompanhar os itinerários por meio da internet em tempo real (previsão de funcionamento no final do mês de junho).Evento_SemobMêsamarelo_foto_julianasantos 123

Também foram entregues certificados de conclusão do curso de aperfeiçoamento em fiscalização com moto e do curso intersetorial de aperfeiçoamento dos agentes de mobilidade da Semob e premiação dos agentes de mobilidade que foram destaques no ano de 2015.

Participantes – Além de membros da diretoria da Semob-JP e agentes de mobilidade urbana, estiveram representantes de outros órgãos de trânsito como do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Estradas e Rodagem (DRE), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Superintendência de Trânsito e Transporte Público–CG (STTP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como, membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU), da Câmara Municipal de João Pessoa, dos Consórcios Navegantes e Unitrans e do Projeto Vida no Trânsito.

Novo aplicativo – Uma das grandes novidades apresentadas pela Semob-JP é a implantação de um aplicativo para utilização dos usuários de transporte coletivo. Para isso, todos os 570 ônibus da frota estarão habilitados com GPS. Desta forma, os usuários poderão saber quanto tempo ficarão aguardando nas paradas e ainda ter acesso ao percurso verificando o período em que ele deve ser finalizado. O serviço está em fase experimental e será disponibilizado à população no final do mês de junho.

Maio Amarelo – Movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito.