Semob-JP conclui sinalização horizontal de ruas e avenidas em cinco bairros da Capital

Por Nadja Dias - em 890

Dando continuidade aos trabalhos de revitalização da sinalização horizontal em ruas e avenidas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) concluiu a pintura nos bairros do Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Funcionários II, Ernani Sátiro e Ilha do Bispo.

De acordo com o superintendente da mobilidade, Adalberto Araújo, a finalidade é transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, com informações que lhes permitam adotar comportamento apropriado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego.

“Esse trabalho é diário e realizado pela Divisão do Sistema Viário (DSV) da Autarquia, que faz a pintura nos turnos da manhã e tarde nas ruas com menos movimento e, à noite, nas vias com maior fluxo de veículos, utilizando um caminhão específico para pintura possibilitando um serviço com mais rapidez”, disse Adalberto.

No Alto do Mateus foram revitalizadas 18 faixas de pedestres e 19 lombadas físicas localizadas nas Ruas Noel Rosa, José Gomes de Abreu, Luiz de Franca Pereira, Durval Coutinho, Tertuliano Soares Avelar, Irandir Costa Filho e Severino Arcanjo Silva de Almeida.

Já no Bairro das Indústrias, foram 18 faixas de pedestres e 18 lombadas físicas nas ruas Monte Sinai, Rua da Produção, Dois de Novembro, Abdias Abdon de Araújo, Rua Chico Xavier, Rua do Trabalhador, Rua do Progresso, Rua da Ação e Avenida das Indústrias.

E no bairro dos Funcionários II foram contempladas as ruas Jessé da Costa Cabral, João Santa Cruz, Manoel Benigno da Costa, Frei Antônio Gonçalves, Albertino Francisco dos Santos, Alberto Ferreira com cinco faixas e oito lombadas e, logo em seguida, foi o conjunto Ernani Sátiro com quatro faixas e três lombadas na Rua José Helmes.

Concluindo os trabalhos de revitalização com 11 faixas e 10 lombadas nas Avenidas Nova Liberdade, Redenção e Ruas Frei Herculano e Alfredo D. Portela e Acesso Oeste, todas no bairro da Ilha do Bispo.

Além das pinturas de faixas e lombadas, as ruas foram revitalizadas com legendas de PARE, linhas divisórias de fluxo (eixo) e de retenção.

Chuvas – A Semob esclarece que o período de chuvas frequentes contribui para diminuir o serviço de pintura viária, que só pode ser feito com o asfalto seco e aquecido. “A sinalização só pode ser realizada após vários dias ininterruptos de sol, para que o material tenha aderência adequada no pavimento, principalmente no caso da pintura a quente (termoplástica)”, explicou Klebson França, chefe da DSV.

Programação – Este ano, a equipe da DSV já contemplou os bairros do Cristo Redentor, Rangel, Torre, Bessa, Esplanada, Geisel, Mandacaru, Cruz das Armas, Bairro dos Estados, Centro, Mangabeira e Costa e Silva. A próxima etapa do trabalho vai ser a revitalização das ruas no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira, obedecendo à programação da DSV do órgão.