Semob-JP continua com ações educativas em pontos turísticos da Capital

Por Jomar Brandão - em 526

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação (Died) da Autarquia, iniciou 2020 com uma vasta programação de ações educativas para despertar nas pessoas a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As ações buscam condutas seguras nas relações entre condutores de veículos e pedestres, com destaque para o respeito à vida.

Durante toda esta semana, até o próximo sábado (18), haverá ações no Parque Arruda Câmara (Bica), quarta-feira (15), das 13h às 16h, e às 17h palestra sobre segurança no trânsito para motoristas na Estação das Artes, no Altiplano. Na quinta-feira (16), das 16h às 19h, os educadores estarão na faixa de pedestre, em frente à Empadinha Barnabé, na Avenida Cabo Branco, com orientação para pedestres, ciclistas e motoristas.

Sexta-feira (17), a Died volta à Estação das Artes, das 17h às 20h, com exposição de equipamentos utilizados no trabalho de fiscalização da Semob-JP e distribuição de material educativo. A semana será encerrada na manhã do sábado (18), das 7h às 10h, com ação na faixa de pedestre no Centro Turístico de Tambaú.

A chefe da Died, Gilmara Branquinho, falou dessas ações da Semob-JP. “Neste período que a cidade recebe muitas pessoas é importante relembrar os cuidados com a segurança no trânsito. Salientamos o objetivo de buscarmos a paz no trânsito, começando pelo respeito que devemos ter pelos espaços uns dos outros. Por isso, até o dia 31 de janeiro com essas ações em vários pontos da cidade”, destacou.

Alerta – As ações tiveram início no último dia 8, sempre reforçando temas que fazem a diferença neste período de verão em que a cidade recebe a visita de muitos turistas, lotando espaços públicos.

A orientação é que pedestres e ciclistas precisam estar atentos aos seus espaços e respeitar as regras de circulação. Quem anda a pé deve estar sempre na calçada. Para atravessar uma via destinada a veículos motorizados, todo mundo já sabe: o caminho é pela faixa de pedestres. Nas ciclovias, a regra também é o cruzamento seguro, não utilizando como via de passeio a pé.

Os usuários de ciclos – bicicletas, patins, skates ou triciclos – também precisam fazer sua parte, prestando atenção aos pedestres na calçada e controlando a velocidade com que trafegam. “As ciclovias urbanas são direcionadas ao passeio, o que requer uma condução de baixa velocidade. Para treinos mais rápidos é preciso se dirigir à ciclofaixa de treinamento, que fica localizada na PB 008, no Portal do Sol”, explicou.

Para condutores de veículos motorizados, as regras são as de sempre, mas com atenção redobrada. Ao circular em regiões com grande movimentação de pedestres é preciso ter um maior cuidado com a velocidade e com as faixas de pedestre. Outras ações que fazem toda a diferença é dar a seta quando pretender mudar de faixa ou de via e não utilizar o celular ou qualquer outro objeto que possa desviar a atenção.