Semob-JP intensifica fiscalização e mais de 200 motoristas foram autuados este ano

Por Pollyana Sorrentino - em 748

8873e518-5bff-4850-b371-a54cb3a241daPollyana Sorrentino

O trabalho de fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) já flagrou, apenas neste ano, 202 veículos que estavam praticando transporte irregular em João Pessoa. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) é da Diretoria de Operações, que através dos agentes de mobilidade urbana realiza abordagens constantemente.

Das 202 autuações, 44 condutores tiveram os veículos aprendidos e recolhidos ao pátio da Semob-JP, localizado na BR-230 (Cristo Redentor). O balanço se refere ao período entre 01 de janeiro e 17 de maio do corrente ano.

De acordo com o superintendente, Carlos Batinga, as ações cotidianas ocorrem nos três turnos e têm como objetivo coibir a atuação de transporte irregular na Capital. “São operações que visam coibir esta prática de transporte irregular. É um dever nosso e um compromisso firmado junto aos taxistas, com quem mantemos um diálogo permanente, principalmente através do sindicato e associação”, reforça.

Operações – Sob supervisão do Ministério Público da Paraíba (MPPB), agentes da Semob-JP estão trabalhando semanalmente em parceria com outros órgãos como uma força tarefa no combate as irregularidades, dentre eles, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Semob-Cabedelo, Departamento de Trânsito (Detran-PB)  e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran-PB).

Além disso, a Semob-JP vem trabalhando junto a Guarda Municipal de João Pessoa com fiscalizações aos finais de semana, principalmente no período noturno e na orla da cidade.

Condutores irregulares – Segundo constatação dos agentes, os veículos apreendidos pelas irregularidades geralmente são da Região Metropolitana, como Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.

Os 44 veículos aprendidos pela Semob-JP infringiram a Lei Complementar Municipal Nº 44, de 09 de maio de 2007, que estabelece normas complementares para a exploração do serviço de transporte de passageiros em João Pessoa.

O descumprimento da lei acarreta as seguintes providências: multa de R$ 620, apreensão e reboque do veículo, além de pagamento da estadia no valor de R$ 120/dia.

Contato – Além de fiscalizar o transporte irregular por meio destas ações permanentes, os agentes de mobilidade também atendem outras solicitações da população quando denunciada a conduta inadequada e ainda de motoristas de qualquer tipo de veículo. Para isso, a Semob-JP disponibiliza os números: 0800-281-1518, 3218-9330, 3218-9311, 3218-9310 e 3218-9336.