Semob-JP promove neste domingo passeio ciclístico pela redução de acidentes

Por - em 695

Pollyana Sorrentino

 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) promove, neste domingo (29), um passeio ciclístico com o objetivo de conscientizar a população para redução de acidentes em João Pessoa. O evento segue a programação do Movimento Maio Amarelo e terá concentração às 7h, no Busto de Tamandaré.

No que está relacionado a acidentes envolvendo ciclistas, segundo levantamento da Sessão de Geoprocessamento e Estatística da Semob-JP, em 2015 foram registrados 502 acidentes na Capital, com 503 pessoas feridas e 03 mortas.

De acordo com o superintendente Carlos Batinga, a ação é mais um momento de chamar a população para evitar o aumento do número de acidentes e que cada um se policie sobre os próprios atos. “Para construir um trânsito humanizado não podemos ficar reféns, presenciando essa verdadeira mortalidade no trânsito, todos temos responsabilidade sobre isso”, ressalta o superintendente.

Na concentração será realizado um aquecimento seguido por ginástica laboral para os participantes com a presença de integrantes do projeto “João Pessoa Vida Saudável”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Às 8h, o passeio ciclístico será iniciado seguindo pela “Ciclofaixa de Lazer” até a Praça da Independência, onde haverá uma parada para distribuição de kits em alusão ao Movimento Maio Amarelo (laço que simboliza o comprometimento com o movimento, a sacola de câmbio e panfleto com dicas de segurança).

Ainda na praça, a população receberá orientações da Divisão de Educação de Trânsito da Semob-JP (DIED) para que todos se conscientizem do próprio comportamento para contribuir com a redução de acidentes.

De acordo com a chefe da DIED, Gilmara Branquinho, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem, contando com o apoio de grupos de pedais organizados da cidade. “Convocamos todos os colaboradores, amigos e familiares para discutir sobre o trânsito seguro, além de ser um passeio divertido, vamos abordar esta problemática tão importante para todos”.

Após a Praça da Independência, os ciclistas retornarão ao Busto de Tamandaré também pela “Ciclofaixa de Lazer”, onde o passeio será concluído.

Durante o percurso do passeio ciclístico, as faixas da esquerda e central ficarão ocupadas pelos participantes (ciclistas) e veículos de apoio (viaturas e trio elétrico), permanecendo a da esquerda liberada para o trânsito dos veículos que não estiverem integrados ao evento.

Maio Amarelo – O Maio Amarelo é um movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito. Em Março de 2010, uma Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para Segurança no Trânsito’.