Semob lança Programa de Humanização dos Operadores do Sistema de Transporte Coletivo

Por - em 744

Nadja Dias

Integrar e humanizar os motoristas, cobradores e despachantes do sistema. Este é o objetivo do programa de Humanização dos Operadores do Sistema de Transporte Coletivo, lançando pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) na noite desta quinta-feira (25). A iniciativa pretender atingir 2.000 colaboradores das empresas dos consórcios Unitrans e Nossa Senhora dos Navegantes. A cerimônia foi realizada no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A abertura oficial do programa deu inicio com o Hino Nacional Brasileiro, hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e de João Pessoa e composição da mesa das autoridades representativas de cada órgão. No segundo momento, houve a apresentação do Coral da Semob, exibição de vídeos institucionais, exposição do Programa de Humanização com a equipe que vai ministrar o treinamento e uma dinâmica de integração com um ‘abraço gratuito’.

“Aproximar as empresas, a Semob e os usuários é o principal objetivo da capacitação como uma forma de integrar, com a finalidade de fazer com que os serviços oferecidos sejam da melhor qualidade”, destacou o superintende Carlos Batinga.

O superintendente Adjunto, José Augusto Morosine, falou do pronto acolhimento das empresas para a iniciativa da Semob em capacitar os operadores visando à qualificação dos serviços oferecidos para a satisfação dos usuários e o bem-estar dos seus colaboradores. “Esse programa é de extrema importância para nossos operadores para que possamos saber o cotidiano e os principais questionamentos apresentados por eles” declarou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa-Sintur-PB, Alberto Pereira, narrou que o programa é uma ação conjunta entre a Semob e os consórcios do transporte coletivo, que vai servir para capacitar e também apoiar os colaboradores. “Estamos muito felizes com mais essa ação e esperamos que os resultados sejam os mais positivos possíveis para a satisfação das instituições, dos colaborados e principalmente dos nossos usuários”, ressaltou.

A cerimônia contou ainda com a participação do diretor da Semob, Adalberto Araújo; o diretor de Operações, Maximiano Machado; o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mario Tourinho; representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas do Estado da Paraíba (SETCEPB); membros dos consórcios Navegantes e Unitrans e operadores do transporte coletivo.

Programa – O projeto é uma parceria entre a Semob junto com os consórcios Unitrans, formado pelas empresas Transnacional, e Reunidas e Nossa Senhora dos Navegantes composto pelas empresas Mandacaruense, Marcos da Silva, São Jorge e Santa Maria.

O curso terá reuniões quinzenais, sendo a primeira etapa intitulada “Integrando o operador para o bem servir a coletividade”. A capacitação será realizada no auditório do Sest/Senat, com encontros no período da manhã e tarde e será desenvolvida por psicólogos e representantes dos Recursos Humanos das empresas e da Superintendência.