Semob orienta ciclistas e condutores sobre o uso da faixa preferencial

Por - em 910

O servente de pedreiro Kennedy Anderson se sentiu mais seguro na manhã desta quinta-feira (4) ao se deslocar de casa para o trabalho. Como faz todos os dias, pegou as ferramentas, montou em sua bicicleta e saiu confiante, sem medo de ser atropelado por motoristas inconscientes que não respeitam a lei do mais vulnerável.

Pela primeira vez, ele não precisou pedalar colado ao meio-fio. Pelo contrário, usou o meio da faixa preferencial implantada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) na Rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, que liga os bairros dos Bancários e Altiplano pela Comunidade do Timbó.

“Antes os carros não respeitavam os ciclistas e passavam muito perto, podendo causar acidentes. Agora, com essa faixa diferenciada, ficou mais seguro”, disse o pedreiro, que mora no Timbó.

O jardineiro Gilson Domingos também usa a bicicleta para ir ao trabalho. “Sinto que vou ser mais respeitado pelos motoristas ao pedalar na faixa preferencial”, ressaltou o jardineiro, que também reside na Comunidade do Timbó.

Os ciclistas que utilizam a bicicleta como esporte e lazer, a exemplo dos dois trabalhadores que têm na bicicleta o meio de transporte, também aprovaram a faixa preferencial. A pintura termoplástica – a quente – da faixa nas cores vermelhas, com símbolos de bicicletas e legendas contendo o nome Faixa Preferencial, foi bastante elogiada pelos usuários da via.

Prioridade – O novo conceito da faixa preferencial, pioneiro na Paraíba, foi apresentado à população pela Semob na manhã desta quinta-feira (4) durante ação educativa. Nessa faixa, os veículos (carros e motos) podem trafegar normalmente por ela. Porém, ao encontrar um ciclista na faixa preferencial, o condutor do veículo deverá deixá-la e pegar a faixa da esquerda. Se não tiver mais ciclistas à frente, pode retornar à faixa preferencial. Esse procedimento assegura a manutenção da distância mínima exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro entre veículos e bicicletas, que é de um metro e meio.

Ciclista – O ciclista, por sua vez, não precisará andar colado ao meio fio, o que é perigoso, devido à possibilidade de se desequilibrar e cair. Ele deverá andar no meio da faixa, o que tornará sua viagem mais segura e confortável.

Conscientização – Motoristas, motociclistas e ciclistas foram abordados por educadores e agentes da mobilidade que distribuíram panfletos com orientações sobre a faixa preferencial. Grupos de ciclistas como Pedal Jampa e o Pedal Massa Crítica também participaram da ação e consideraram como positiva a iniciativa da Semob.

Durante a abordagem foram distribuídos panfletos educativos e fitas adesivas refletivas. Os educadores vão permanecer durante toda a semana naquela via, das 6h às 8h30 e das 17h às 18h, conscientizando os condutores e ciclistas sobre a faixa preferencial.

A professora Alba Tavares, moradora do bairro dos Bancários, avaliou como ótima a iniciativa da prefeitura. Ela disse que com a faixa preferencial tanto o ciclista como o motorista terão a segurança de trafegar na via sem perigo de acidente. “Eu não ando de bicicleta, mas achei importante o ciclista ter um espaço onde ele pode transitar com mais segurança”, falou a professora.

O superintendente da Semob, Nilton Pereira, informou que a ideia da PMJP é dotar a cidade de uma malha cicloviária que interligue as várias regiões, proporcionando à população a opção de locomoção segura por bicicleta.

Ainda de acordo com o superintendente, mesmo em caráter experimental, esse conceito desenvolve-se com base em oferecer um espaço físico adequado e claramente definido na via pública para um trânsito seguro das bicicletas, com sinalização vertical, demarcação e dispositivos necessários (ciclovias, ciclofaixas e faixas preferenciais), oferecendo respeito mútuo dos usuários da via. Na faixa preferencial, motoristas e motociclistas poderão trafegar normalmente, mas terão que dar prioridade à bicicleta.

Mais faixas preferenciais – A Semob vem investindo na expansão das ciclovias e ciclofaixas na cidade, o que implica melhoria na qualidade de vida da população e nas condições de mobilidade urbana, tendo em vista que a bicicleta é um meio de transporte não poluente, proporciona a prática de exercícios físicos e ocupa menos espaço na vias, reduzindo congestionamentos. Além da nova faixa preferencial, há dois meses foi implantada uma ciclofaixa exclusiva destinada ao treinamento de atletas que praticam o ciclismo esportivo na Capital, das 5h às 8h, na PB-008, entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e o Posto Federal. Uma outra faixa preferencial para bicicletas será implantada na Avenida Governador Antônio da Silva Mariz.

Dicas para uso da faixa preferencial

Motorista/Ciclista: na faixa preferencial, a segurança dos ciclistas depende do seu comportamento.

•        Se tiver nenhuma bicicleta na Faixa Preferencial, você pode trafegar normalmente por ela;

•        Se ao trafegar na faixa você encontrar uma bicicleta, mude para a faixa da esquerda;

•        Após a ultrapassagem, se não tiver mais bicicleta, pode voltar para a Faixa Preferencial.

Ciclista: utilize seu espaço com segurança e responsabilidade.

•        Ande somente pela Faixa Preferencial;

•        Circule no centro da faixa;

•        Cuide da sua segurança. Torne-se visível.