Semob realiza atividades para conscientizar motociclistas

Por - em 554

semob_motociclistas_De acordo com dados do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, 60% dos atendimentos são feitos às vítimas de acidentes de moto.  Para  conscientizar essa categoria dos perigos de pilotar com imprudência e desrespeito à legislação de trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) montou um cronograma de atividades educativas para os motociclistas dentro da campanha “Eu Quero Paz no Trânsito”.

A primeira ação aconteceu na noite da quinta-feira (31),  na Rua Derlopidas Gomes Neves, na  altura da Praça da Paz, nos Bancários,  durante  atividades promovidas por grupos de motociclistas da Capital. Educadores de trânsito da Semob entregaram materiais explicativos, adesivos “Eu Quero Paz no Trânsito”  e abordaram os motociclistas orientando para os cuidados ao pilotar.

Com o slogan ‘Fique Vivo. Motociclista, o trânsito só muda quando a gente muda’, os educadores entregaram panfletos aos motociclistas pedindo um maior cuidado nas vias, respeito à sinalização e a redução de velocidade. Também explicavam a necessidade de se utilizar os equipamentos de segurança e da maneira correta, como usar calçado apropriado e não dirigir com a viseira do capacete levantada.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito da Semob, Gilmara Branquinho, o principal objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para os índices de acidentes envolvendo motos. Ela considerou a ação importante por entender que só com educação o comportamento dos condutores irá mudar, diminuindo a violência e as mortes no trânsito. “Temos que ter compromisso com a vida”.semob_motociclistas_ (1)

Aprovação – O motociclista Fagner Evangelista, 27 acredita que é importante que se realizem ações de educação de trânsito visando também os motociclistas. “Conscientização por meio da educação faz com que as pessoas se tornem mais atentas no trânsito e, consequentemente, os acidentes diminuam. Temos a nossa vida e a de outras pessoas nas mãos e devemos respeitar a legislação e andar com cuidado nas ruas”, afirmou.

Evangelista, que pilota há três anos, contou que já foi vítima de um motorista imprudente e quase perdeu a vida. “Sofri um acidente gravíssimo de moto e quase morri porque encontrei pela minha frente um motorista alcoolizado”, relatou. Ele parabenizou a Semob pela iniciativa e apontou a educação como o caminho para tornar o trânsito mais humano e seguro.

Aluísio Carneiro de Souza Filho, também motociclista, disse que a imprudência e a pressa são as principais causas de acidente com motos atualmente. Para ele, falta muita conscientização e educação por parte dos condutores de moto.   Aluísio participa de um dos mais de 40 grupos de motociclistas que se reúnem para discutir os problemas que enfrentam no dia a dia, e aproveitam as reuniões para também passar uma mensagem de paz, cuidado e atenção no trânsito.

Ações em agosto – Outras ações com foco nos motociclistas e no respeito à faixa de pedestre serão realizadas pela equipe de educação durante este mês de agosto com palestras, panfletagem e adesivagem de veículos.

A equipe de educação da Semob realizará atividades de respeito à faixa de pedestre na Avenida Rui Barbosa, Torre, em frente ao Hospital Memorial São Francisco nos dias 8, 15, 22 e 29, das 11h às 14h. Já nos dias 12, 19 e 26, também das 11 às 14h, a ação educativa será feita na Avenida 1º de Maio, em frente ao Colégio João Machado. Nessas ações, os motociclistas também serão abordados pelos educadores dentre da campanha “Eu Quero Paz no Trânsito – Fique Vivo”.

Para informações sobre ações educativas, a população pode entrar em contato com a equipe da Divisão de Educação da Semob pelo telefone 3218 9304 ou pelo e-mail died.semob@gmail.com.