Semob reforça fiscalização no Centro, Mangabeira e shoppings

Por - em 555

semob_ficalização_centro_foto_dayseeuzebio_ (6)Motivada pelo aumento de veículos e pedestres circulando no Centro, Mangabeira e no entorno dos principais shoppings da Capital, em função das compras natalinas, a Superintendência Executiva Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa intensificou a fiscalização nessas áreas. O objetivo é reduzir os transtornos causados ao trânsito, coibindo abusos praticados pelos motoristas por causa do aumento da concentração de veículos em circulação nos locais de compras de presentes e artigos natalinos nesta época do ano.

O número de agentes foi reforçado para garantir a mobilidade dos veículos e a segurança dos pedestres nessas áreas, que todo ano registram aumento na circulação viária e disputa por vagas de estacionamento para as compras dos presentes de Natal. Ao todo foram designados 80 agentes de mobilidade distribuídos nos três turnos, diariamente, priorizando a segurança dos pedestres e a agilidade do tráfego de veículos.

Todo o entorno próximo às lojas mais disputadas, a exemplo da Avenida Dom Pedro I, na altura do Tambiá Shopping e Anel Externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa) terão agentes de mobilidade a pé, em motocicletas e automóveis. Também haverá efetivo noturno até o fechamento das lojas e shoppings, tudo para garantir a tranquilidade e fluidez do trânsito e o espaço dos pedestres nesses locais de maior demanda no fim de ano.

Mangabeira – A Semob também vai reforçar as equipes que fiscalizam a área de comércio em Mangabeira. Agentes de mobilidade motociclistas e em automóveis, além dos agentes a pé, em pontos fixos, estarão diariamente em toda a extensão da Avenida Josefa Taveira e ruas adjacentes, Feirinha e Mercado Público. Com o reforço, a Semob espera garantir um trânsito fluente para os veículos e mais segurança para os pedestres no local.

A fiscalização no fim de semana nos locais com grande concentração de veículos e pedestres terá um reforço ainda maior, com pessoal remanejado de áreas que não necessitam de agentes nos sábados e domingos.   semob_ficalização_centro_foto_dayseeuzebio_

A Semob recomenda aos motoristas que evitem ir às compras nos horários de pico, em que já há um movimento mais intenso de veículos no sentido dos bairros ou indo à área central. O ideal são os horários intermediários, entre 9h e 11h da manhã, e das 14h às 17h da tarde. Recomenda-se também dar preferência ao transporte coletivo ou táxi. “Pedimos que evitem estacionar em locais proibidos, porque causa transtorno ao trânsito e risco de acidentes”, disse o diretor de operações, Cristiano Nóbrega.

Câmeras – A área central da cidade também é monitorada eletronicamente por nove câmeras (Centro e Varadouro) 24 horas por dia. Agentes do setor de Controle de Tráfego por Área (CTA) acompanham todo o movimento do trânsito no Centro e acionam as equipes de campo para atender as ocorrências visualizadas nos monitores.

Os pontos de monitoramento das câmeras são sempre escolhidos de forma estratégica. São pontos em que quaisquer tipos de obstrução de veículos ou pedestres são intensos. Com o monitoramento do trânsito em tempo real, o atendimento das ocorrências é realizado de maneira mais ágil e eficiente, uma vez que os agentes de mobillidade em campo recebem informações de forma precisa e imediata da real situação do local, sendo acionados imediatamente para atender a demanda.

Segurança – Apesar de as câmeras serem usadas com foco no trânsito e no transporte, a Semob está sempre disponível a auxiliar em situações que se referem à segurança da população. É comum o órgão realizar trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil, ajudando na identificação de criminosos, porque todas as imagens coletadas pelo sistema de monitoramento são gravadas e ficam arquivadas por 30 dias no servidor da Semob.