Semob renova placas de estacionamento proibido no Bairro dos Estados

Por - em 1465

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, por meio da Divisão de Sistema Viário (DSV), está substituindo as placas de sinalização vertical de estacionamento proibido na Avenida Rio Grande do Sul, Bairro dos Estados. As placas atuais estavam danificadas e desgastadas pelo tempo.

De acordo com a autarquia, há mais de 10 anos é proibido estacionar nessa avenida – em toda a extensão e em ambos os lados. Devido ao tráfego intenso nos horários de pico, a proibição em determinados trechos trouxe mais segurança tanto para os alunos das escolas infantis instaladas na avenida quanto para o tráfego em si, que também ficou mais fluido.

À época da proibição, a Semob recebia solicitações constantes de moradores e proprietários de estabelecimentos locais para proibir o estacionamento de um lado ou de outro da via, no intuito de evitar bloqueios nas entradas de garagens e outros transtornos que atrapalhavam o trânsito.

Veículos de grande porte – A proibição nessa via também é tecnicamente justificada para permitir a passagem de veículos de maior porte (caminhões, carretas) que abastecem supermercados e canteiros de obras de construção civil e que teriam dificuldades, ou até mesmo ficariam impossibilitados, de circular pelo trecho. Caso fosse permitido estacionar nos dois lados da via, não haveria largura mínima para a passagem e manobra desses veículos.

O aumento da frota de João Pessoa impôs à Prefeitura da Capital, por meio da Semob, buscar soluções que oferecessem aos motoristas alternativas aos grandes corredores, a exemplo da Avenida Epitácio Pessoa, que tem na Rio Grande do Sul uma opção de tráfego nos horários de pico. Portanto, ela precisa estar livre para receber esses veículos.

Sinalização reforçada – A partir de 2008, a sinalização vertical proibindo estacionar na Rio Grande Sul, bem como em outros locais estratégicos, foi reforçada pela Semob para a melhoria da mobilidade urbana e redução de transtornos causados ao trânsito pela grande concentração de veículos nesses locais.

Recentemente, a Semob iniciou uma operação rotineira de manutenção da sinalização, não apenas na Avenida Rio Grande do Sul, mas em vários pontos da cidade. As placas de estacionamento proibido têm como função orientar sobre o procedimento e os cuidados necessários para evitar acidentes, reduzir riscos e alertar os condutores em relação a procedimentos corretos no trânsito.