Semob revitaliza sinalização horizontal e faixas de pedestres no Valentina

Por - em 1101

semob faixaA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Divisão de Sistema Viário (DSV) do órgão, está implantando a sinalização horizontal (pintura no pavimento) das vias do Valentina Figueiredo que foram recentemente recapeadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Também está sendo revitalizada toda a sinalização das principais ruas e avenidas do bairro, sendo priorizado o itinerário do transporte coletivo, para garantir a segurança e a fluidez do tráfego em todo o trajeto. As faixas de pedestres e as indicações também estão sendo revitalizadas.

O superintendente da Semob, Nilton Pereira, informou que o trabalho de vistoria e manutenção na sinalização da cidade é constante. Segundo ele, os relatórios gerados pela vistoria indicam os locais que necessitam de revitalização ou mesmo implantação de sinalização. “O nosso trabalho na sinalização das principais vias da cidade é constante, pois temos pessoal realizando diariamente a vistoria das suas condições. Dessa forma identificamos onde é necessária a revitalização. As ruas que forem recapeadas são prioridade, pois não podem ser liberadas até que estejam sinalizadas”, informou.

Segundo o chefe da DSV, Klebson França, durante toda esta semana as equipes de sinalização da Semob vão concentrar esforços no sentido de deixar as principais vias do bairro com sinalização renovada, o que vai garantir melhor visibilidade e segurança para condutores de veículos e pedestres. “Estamos trabalhando intensamente durante toda esta semana no Valentina para sinalizar as ruas que receberam nova camada de asfalto e também revitalizando as que estão desgastadas, principalmente as faixas de pedestres”, disse.

Trabalho contínuo – Desde o início do ano, em bairros como Padre Zé, Mangabeira, Cabo Branco, Geisel, entre outros, já foram implantados 13.318,23 metros quadrados de sinalização horizontal, tanto em revitalização da pintura das já existentes quanto na implantação de novas.

Ainda de acordo com Nilton Pereira, dentro da política de priorizar o transporte coletivo, as ruas por onde circulam os ônibus de linhas urbanas têm a preferência na programação da sinalização, assim como as faixas de pedestres. Os principais corredores da Capital também recebem atenção diferenciada por concentrarem maior demanda de tráfego, implicando manutenção da sinalização em intervalos mais curtos.

Mais agilidade – Após a aquisição de um caminhão próprio, totalmente equipado para pintura da sinalização viária e pessoal especializado treinado na Semob, o órgão consegue realizar a manutenção da sinalização horizontal da cidade com muito mais agilidade, pois não mais depende apenas de empresas privadas para o serviço, bem como de processo licitatório para que pudessem ser contratadas e iniciar o trabalho. Assim, logo que surge a necessidade, as equipes da própria Semob estão nas ruas trabalhando e deixando o tráfego de veículos e pedestres mais seguro.