Semob vai realizar campanha educativa de disciplinamento na orla

Por - em 433

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) vai realizar campanhas educativas para disciplinar o uso de skates, patins, patinetes e melhorar as condições de compartilhamento entre corredores e ciclistas na orla marítima. Foi o que informou, na tarde desta quarta-feira (24), o superintendente Nilton Pereira de Andrade, durante audiência pública na Câmara de Vereadores que discutiu a acessibilidade, mobilidade, prática de esportes e segurança na orla da Capital.

Esses problemas e conflitos vêm existindo na orla marítima devido a grande quantidade de carros, pedestres, ciclistas, skatistas e patinetes que circulam na área, o que gera confusão e até coloca em risco a integridade física das pessoas.  “Como precisamos de um ordenamento na orla é importante que essa solução seja debatida com a sociedade para que possamos compartilhar as decisões, que dessa forma ficam mais fáceis de serem assimiladas e respeitadas pela população”, disse Nilton Perreira ao se referir a importância de participar da audiência pública proposta pelo vereador Raoni Mendes (PDT).

Durante duas horas, vereadores, entidades e populares se revezaram na tribuna para falar sobre a situação da orla e revindicar melhorias ao poder público.  O superintendente Nilton Pereira ouviu atento as demandas, ideias e sugestões, parabenizou os vereadores pela iniciativa e discorreu sobre as ações que serão feitas na orla para dar mais segurança a pedestres, ciclistas, corredores e motoristas.

Ele agradeceu aos vereadores pela oportunidade de discutir e usar os resultados da audiência pública como reforço nas campanhas que o órgão de mobilidade vai realizar para disciplinar, inicialmente, o uso dos skates, patins e patinetes na orla, além da convivência entre pedestres e bicicletas.

Na ocasião, Nilton Pereira falou dos ajustes que serão feitos na ciclovia da orla, defendeu a retirada completa do estacionamento veículo da área para as ruas perpendiculares e destacou a reestruturação do sistema que vai priorizar o transporte público no espaço urbano.

Transporte – Segundo Nilton Pereira, com mudança no sistema de transporte à população terá mais facilidade de se deslocar de ônibus do que de carro. “Estamos pensando numa cidade sustentável com menos poluição, melhor qualidade de vida e isso passa necessariamente pela redução do uso de automóvel, mas só conseguiremos isso quando implantarmos o sistema de transporte público que consiga atrair os condutores”, disse. Ressaltou ainda que nesse projeto haverá também o estímulo ao uso do transporte não motorizado (bicicleta) de forma integrada com o transporte público.

Ao final do encontro ficou definido que os vereadores encaminharão requerimento coletivo à Semob e à Secretaria de Infraestrutura contendo todas as revindicações e propostas apresentadas na audiência para que sejam analisadas.

Além dos vereadores Raoni Mendes, Djanilson Fonseca, Marcos Antônio, Helton Renê, Bosquinho, Bruno Farias, Benilton Lucena, também estiveram presentes o presidente da AC/Social, Genilson Machado; o procurador de Justiça, Valberto Lira; o representante da Seinfra, Claudio Martinha e o advogado Marcos Pires. O superintendente adjunto, Roberto Pinto, também participou da reunião.