Semusb proporciona manhã de atividade com integrantes da Guarda Mirim
Eliabe Castor
Os 50 alunos da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, e que integram o projeto da Guarda Mirim, terão uma manhã de diversão no Sesc Gravatá, localizado no bairro de Gramame. A atividade acontece nesta quinta-feira (10) e tem como preceito colocar em prática uma das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que indica a necessidade dos menores de idade terem acesso ao lazer. Haverá banho de piscina e cascata, diversas brincadeiras e jogos lúdicos, trilha ecológica e noções de preservação do meio ambiente.
A coordenadora da Guarda Mirim, Marylane Leite Dias, informou que ação similar ocorreu no último dia três, contemplando 100 alunos das escolas Lions Tambaú e Aruanda, ambas ligadas à gestão municipal. “Buscamos envolver essas crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 14 anos, em uma cultura de paz, e o lazer é fundamental para atingirmos esse objetivo. Estamos contando com apoio da Fecomercio nessa atividade ”, ressaltou a gestora.
Projeto – O projeto da Guarda Mirim foi implementado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em 2014, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). Atualmente, 150 crianças e adolescentes foram capacitados para assumir a função, assumindo, assim, o papel de agentes multiplicadores nas escolas nas quais estudam, levando mensagens de prevenção à violência, educação moral e cívica, além de difundir as diretrizes do ECA.
“As crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos, recebem por parte da Guarda Municipal e servidores de outras secretarias municipais assuntos como a prevenção de drogas e violência, educação moral e cívica, noções de primeiro socorros, educação no trânsito, higiene pessoal, direitos constituídos no ECA, aulas de judô e acompanhamento escolar e psicológico”, explicou Marylane Leite.