Semusb vai monitorar casos de violência em João Pessoa

Por - em 517

Autoridades ligadas à Segurança Pública e pesquisadores participaram na manhã desta quarta-feira (20) do 1º Encontro Transdisciplinar do Observatório de Violência de João Pessoa. O evento foi realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, para discutir a implantação do projeto.observatoriodaviolencia_foto_dayseeuzebio (16)

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), o Observatório tem como objetivo determinar e avaliar os diversos tipos de violência registrados na Capital, sendo subsídio para a criação de políticas públicas de enfrentamento à violência na cidade.

Durante o evento, o secretário da Semusb, Geraldo Amorim, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura da Capital e os profissionais acadêmicos para o desenvolvimento do Observatório. “Precisamos analisar os tipos de violência e passar isso para os especialistas da área para que eles possam analisar, interpretar e oferecer uma solução às equipes que fazem a Segurança Pública do nosso município”, reforçou.

observatoriodaviolencia_foto_dayseeuzebio (43)De acordo com a coordenadora do Observatório, Anna Christina Farias de Carvalho, a primeira coleta de dados será realizada a partir do próximo mês nas escolas da rede municipal, onde serão ouvidos os estudante, professores e também os guardas civis que atuam nas escolas com a ronda escolar. “Vamos iniciar essa pesquisa nas escolas, ouvindo professores, alunos e também os guardas que trabalham com a ronda escolar e que lidam com a questão da violência no dia a dia”, acrescentou.

A professora e integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nazaré Zenáide, lembrou que a pesquisa nas escolas será importante para traçar também ações de prevenção à violência no ambiente escolar.

“Nós devemos ter uma atenção sob o âmbito da violência nas escolas e promover ações de combate e prevenção deste problema. Então, o Observatório será uma ferramenta importante para que a gente possa desenvolver esses estudos e fomentar ações de prevenção para o poder público”, disse a pesquisadora da UFPB.observatoriodaviolencia_foto_dayseeuzebio (61)

O secretário estadual de Segurança Pública, Cláudio Lima, que também participou do evento, elogiou a iniciativa da Semusb e lembrou que o trabalho feito pelo Observatório de Violência será importante para traçar também o planejamento das ações de segurança, além das políticas de enfrentamento à violência. “Você só faz o planejamento, quando se faz um diagnóstico da situação. Isso foi uma das coisas que a gente fez, porque é a partir daí que nós conseguiremos gerenciar e traçar os planos de ação”, disse Cláudio Lima.