Seplan inicia trabalho de fixação de mil placas com nomes de ruas na Capital
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) inicia nesta quarta-feira (10) a fixação de mil placas com os nomes de ruas da Capital. Atualmente, existem aproximadamente sete mil cadastros de denominações de logradouros. Os bairros Gramame, Alto do Céu e Mangabeira serão os primeiros a serem contemplados com as placas.
De acordo com o diretor de Geoprocessamento e Cadastro Urbano da Seplan, Kauê Albuquerque, outros bairros também serão atendidos. “Essa medida ajudará principalmente a prestação de serviço. A fixação de uma placa possibilita a identidade de um local, facilitando inclusive o acesso da população, e ainda a entrega de correspondência e atendimento dos diversos serviços como policiamento e atendimento médico”, contou.
Ele destacou ainda que a atual gestão está trabalhando para nomear todos os logradouros que ainda estão sem denominação. “Estamos procurando resolver o mais rápido possível a situação das ruas que ainda não possuem nomes e que são conhecidas como ‘rua projetada ou sem denominação’”, completou.
Como oficializar o nome de um logradouro: O primeiro passo para nomear um logradouro, ainda sem denominação, é procurar a Câmara de Vereadores para que seja elaborada um projeto de lei. Quando o projeto de lei é aprovado, o gabinete do vereador propositor da lei envia a mesma para Seplan para que providencie o cadastro desta nova denominação na Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro (Digeoc). Após este procedimento, a Digeoc solicita à Empresa de Correios e Telégrafos a geração do Código de Endereçamento Postal (CEP), pois só com ele as placas de identificação das ruas poderão ser confeccionadas. Por último, a placa é fixada no local.