SEPPM apresenta Guia de Referência aos profissionais de saúde do Instituto Cândida Vargas

Por Eliane Cristina - em 870

Profissionais de saúde do Instituto Cândida Vargas (ICV) conhecem, nesta quarta-feira (30), o Guia Básico de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. A apresentação será feita no auditório do ICV, às 10h, pela equipe do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e está inserida nas atividades que marcam a Campanha 16 Dias de Ativismo em João Pessoa. A atividade é aberta aos servidores do ICV, técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos e estudantes que estagiam no local.

O Guia é destinado aos profissionais de saúde que atuam em serviços públicos e que, ao reconhecer sinais de possível violência doméstica nas mulheres atendidas, possam encaminhá-las para a Rede de Atendimento com objetivo de auxiliar na identificação de casos de violência, além de promover o acolhimento e o encaminhamento seguro e eficaz na Rede de Atendimento.

A publicação traz o conceito e tipos de violência doméstica, além de explicar como se dá o ciclo da violência. O texto diz ainda que a identificação e o encaminhamento dos casos de violência contra as mulheres são indispensáveis e devem ser realizadas de forma adequada para facilitar o percurso que as mulheres têm de atravessar para romper o ciclo da violência.

A publicação também explica como funciona a Rede de Atendimento que engloba serviços especializados e não-especializados e faz parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Outro destaque é o fluxograma de atendimento, que explica de forma didática a conduta que o profissional de saúde deve tomar quando a mulher relatar caso de violência. Por fim, há lista com endereços atualizados de serviços especializados e não-especializados que vão ajudar o profissional a encaminhar a mulher para o local adequado ao seu caso.

O Guia de Referência é uma publicação inédita de iniciativa da Coordenação de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM , construída em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Instituto Cândida Vargas, Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial.