SEPPM apresenta proposta de melhoria no programa Doulas Voluntárias da PMJP

Por Eliane Cristina - em 1100

Técnicas da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) vão apresentar, nesta terça-feira (25), o novo projeto de formação de Doulas Voluntárias. A proposta é fruto da articulação da SEPPM, através da Coordenação de Saúde, Diretos Sexuais e Reprodutivos, e visa facilitar o processo de humanização da assistência ao trabalho de parto e pós-parto, inserindo a Doula na Comunidade como pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como um elo entre a equipe de atendimento, a comunidade e o ambiente hospitalar.

A apresentação do projeto acontece no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Participam da reunião os diretores dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, representante do Instituto Cândida Vargas e da Associação de Doulas da Paraíba. A reunião visa articular os serviços de saúde envolvidos para avaliar o projeto e contribuir no aprimoramento da proposta.

“Nossa intenção é construir junto com os Distritos de Saúde, que estão na ponta do atendimento às mulheres, a melhor forma de oferecer o serviço de saúde mais humano e eficaz às gestantes. A proposta reforça o vínculo da gestante com a doula, que também fará parte da comunidade aonde a grávida reside. Isso facilita o acompanhamento do pré-natal e, consequentemente, o parto e pós-parto mais saudável”, explicou Elisabeth Alves, coordenadora de Saúde, Diretos Sexuais e Reprodutivos.

O projeto prevê a formação de doulas nas comunidades. Elas estarão acompanhando as gestantes nos distritos sanitários durante o pré-natal, parto e pós-parto. O programa Doulas em andamento, atualmente, só prevê a participação da doula voluntária na maternidade durante o parto. Com a proposta de ampliação de acompanhamento para todo o período gestacional, a SEPPM espera contribuir para alcançar as metas estabelecidas pelo Pacto Nacional de Redução a Mortalidade Materna e Infantil e a política de Humanização ao Parto Nascimento.

O programa Doulas Voluntárias foi implantado na Prefeitura Municipal de João Pessoa em 2012. As formações aconteceram até o ano de 2015 e capacitou 120 doulas. Este ano, o Programa vai para a sua 5ª edição e propõe uma nova formatação, que deve alcançar um número maior de gestantes, pois vai atuar diretamente nas comunidades e por período maior.