SEPPM divulga ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) divulgou, nesta terça-feira (25), a programação alusiva à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento ocorreu no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
As ações da Secretaria referentes aos 16 Dias de Ativismo têm início na próxima quinta-feira (27), às 9h, com uma visita à Rua Lilás para divulgar o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. “Estamos realizando nossas atividades em consonância com outras cidades e países, que no dia de hoje dão início a esta mobilização social pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou a secretária interina da pasta, Adriana Urquiza, que fez o lançamento das atividades.
O evento da campanha foi prestigiado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Orçamento Participativo (OP), Conselho Municipal de Direitos da Mulher e Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT).
Programação – De acordo com a programação, na sexta-feira (28), a partir das 8h, no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, será oferecido às usuárias do Centro de Referência e do Centro Pop diversos serviços de saúde, como aferição da pressão, aconselhamento e testagem para HIV/AIDS.
Já no domingo (30), às 8h, no ginásio do Valentina Figueiredo, acontece um torneio de futsal feminino e a retomada da campanha educativa ‘Faça um gol pelo fim da violência contra a mulher’. O evento tem a parceria do Auto Esporte Futebol Clube.
Na terça-feira, 2 de dezembro, às 15h, será realizada no auditório 411 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a roda de diálogo ‘O papel social da mídia e os direitos humanos das mulheres’, com as professoras Sandra Raquew Azevedo e Renata Rolim. Nos dias 4 e 5 de dezembro, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), serão realizadas oficinas do projeto Vozes Negras Femininas, com representantes da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a População Negra (Seppir). No dia 6 de dezembro, está programado um show com diversas artistas paraibanas, na Praça Rio Branco, dentro do projeto Sabadinho Bom, a partir do meio-dia.
Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro serão feitas intervenções artísticas no Parque Solon de Lucena e no Conjunto Gervásio Maia sobre a Lei da Parada Segura, que dá direito às mulheres a solicitar dos motoristas de transporte coletivo que as deixem em paradas próximas de suas residências, após às 22h.
Data – O dia 25 de novembro foi escolhido durante o primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, organizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Tereza) pela Ditadura República Dominicana, em 1960.
Em 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data, que deu início a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, sendo finalizada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha é uma mobilização anual da qual participam sociedade civil e poder público. Desde a sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de 160 países.