SEPPM expõe trabalhos produzidos durante oficinas realizadas em 2014

Por - em 419

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), através da Coordenadoria de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, realiza a partir desta terça-feira (9), até o próximo sábado (13), a “I Mostra Mulheres Vivenciando a Arte em Pontos, Cores e Retalhos”. A exposição ficará no 1º andar da Torre Mirante, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano, das 9h às 21h.

Todos os trabalhos expostos são o resultado das oficinas que as mulheres dos projetos “Mulheres, Cores e Flores” e “Mulheres Empreendedoras”, participaram ao longo deste ano. Serão apresentados artes de pinturas e bordados em tecidos, crochê, patchwork, artes em madeira reciclada, pneus e garrafas pets. “O objetivo da mostra é apresentar ao público o resultado das oficinas que nós promovemos com elas em 2014, dando visibilidade ao trabalho destas mulheres”, informou Regina Bonfá, da Coordenadoria de Trabalho da SEPPM.

Além de apresentar todas as técnicas e os materiais que aprenderam a fazer durante os cursos, as artesãs estarão colocando os itens à venda, desta forma, estimulam a geração de renda. Além da participação nas oficinas de aprendizagem, elas participaram também de cursos de gerenciamento de negócios e de contabilidade.

O projeto Mulheres Empreendedoras em Movimento é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que tem como principal objetivo promover, fortalecer e dar visibilidade à produção artesanal das mulheres pessoenses. A feira teve sua primeira versão em março de 2005 e hoje beneficia cerca de 250 artesãs, entre empreendedoras individuais e outras que trabalham em grupos, promovendo exposições em diversos pontos da cidade.

O ‘Mulheres, Cores e Flores’ reúne ações de responsabilidade social e ambiental através da jardinagem e conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec) e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). O projeto prevê o reaproveitamento de pneus descartados e o cultivo de flores que serão utilizados nos jardins da Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa. Vinte mulheres atendidas em projetos sociais da SEPPM participam do projeto.