SEPPM faz caminhada com a escola Malandros do Morro alertando sobre a violência contra a mulher
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria das Mulheres (SEPPM), faz uma caminhada com a bateria da escola de samba Malandros do Morro, nesta quinta-feira (21), alertando sobre a violência contra as mulheres no Carnaval com o tema: “Sou mulher, quero viver”. A concentração é na Praça dos Três Poderes, a partir das 17h, seguindo para o Ponto de Cem Réis, onde acontece a abertura do Folia de Rua.
A ação envolve equipes da Secretaria atuando com abordagens e entrega de material impresso de conscientização e divulgação dos locais onde a mulher pode denunciar atitudes de importunação sexual e violência durante o percurso de blocos e locais de concentração.
A secretária da SEPPM, Adriana Urquiza, ressalta a necessidade de se reverter um quadro alarmante de violência contra mulher, promovendo a percepção das pessoas sobre o lado obscuro e cruel da violência. “Enquanto política pública é importante trabalhar mais a percepção da alegria de viver em paz, do respeito aos direitos e do empoderamento. Em especial nessa época de Carnaval, a mulher deve ser protegida e poder cair na folia usando a fantasia que quiser”, disse a secretária.
Denúncia – A secretária Adriana Urquiza destaca que as mulheres podem denunciar abusos ou constrangimentos que por ventura venham a sofrer durante as festas. “Elas podem ligar para o Disque 180 para serem orientadas sobre como proceder com a denúncia. Se a agressão for sexual, é necessário procurar o serviço especializado do Instituto Cândida Vargas, em no máximo 72 horas”, afirmou.
Serviços:
Denúncia de abusos ou constrangimentos – Disque 180
Ronda Maria da Penha – 985543125
Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – 0800.283.3883