SEPPM promove abordagem educativa entre usuárias dos trens urbanos

Por - em 434

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promoveu, na manhã desta segunda-feira (18), uma abordagem educativa entre usuárias do serviço ferroviário. A ação ocorreu na Estação Ferroviária – Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/João Pessoa) – onde foi assinado o Termo de Parceria para divulgação do Centro de Referencia da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB).

Para a secretária da SEPPM, Socorro Borges, a parceria entre a Secretaria de Mulheres e a CBTU tem a intenção de promover a prevenção, chamando a atenção da população pessoense sobre os atos de violência contra a mulher. Para Socorro Borges, este é um problema cuja responsabilidade deve ser de todos. “Começamos a parceria pela CBTU, mas pretendemos ampliá-la para demais órgãos Federais, Estaduais, Municipais e até privados, para que toda a sociedade seja sensibilizada e atente que a violência contra mulher é um problema de todos nós”, destacou.

A secretária informou ainda que duas atividades estão sendo desenvolvidas na Estação Ferroviária. Uma é a parede poética, com fotos e poemas de artistas da terra, a outra é a divulgação, através da rádio da CBTU, de informações sobre a Lei Maria da Penha e do telefone do Disk Denúncia Nacional de proteção à mulher: 180.

“É importante frisar que as mulheres também podem procurar a Delegacia da Mulher ou o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, onde elas terão apoio psicológico e social, arte-educadoras e políticas de assistência social. Queremos que as mulheres tomem coragem e procurem ajuda da família e dos vizinhos. Que ela não se sinta sozinha ou desamparada”, completou Socorro Borges.

CBTU – Segundo o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, ações como estas são de suma importância para chamar a atenção dos usuários. Tanto dos homens, que praticam a violência, como das mulheres, que sofrem os abusos. “Estamos trabalhando para sensibilizar os homens para que tenham respeito para com as mulheres. Nosso objetivo é prevenir e combater a violência. Através desta ação estamos mostrando para João Pessoa que a violência contra mulher não pode ser tolerada ou omitida”, ressaltou.

Apoio – O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra existe desde 2007 e no ano de 2012 se mudou para uma sede própria. A nova sede do Centro está localizada Rua Afonso Campos, 111. No local são atendidas mulheres em situação de violência doméstica.

O Centro dispõe de espaço e segurança para o atendimento multidisciplinar de apoio às mulheres. O local também funciona como uma política de conscientização, prevenção e contribuição para a erradicação da violência doméstica e familiar na vida das mulheres de João Pessoa e Região Metropolitana.

Para denunciar – A vítima de violência pode ligar para 180, Central de Atendimento à Mulher, serviço que pertence à Secretaria Nacional de Política para as Mulheres ou procurar delegacias e outros órgãos especializados em atendimento à mulher. Não é preciso se identificar e o serviço funciona 24h.

A Delegacia da Mulher em João Pessoa fica na Avenida Dom Pedro II, 853 – Centro, o número de telefone para contato é 3218.5316. Para quem procura atendimento, o número do Centro de Referência da Mulher é 0800-283.3883.