SEPPM promove atividades durante todo mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) irá realizar uma série de atividades durante todo este mês, em alusão à data em que é celebrada o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A programação abre neste domingo (8) e segue nesta segunda-feira (9) com o Projeto Maria da Penha nas Escolas.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, destaca que trabalho voltado para mulher acontece durante todo ano. “O mês da mulher é um tempo de reflexão, de comemorar as conquistas já alcançadas e continuar lutando por mais respeito, dignidade e igualdade. Então nós preparamos, não só no Dia da Mulher, mas durante todo o ano, uma agenda de trabalho com várias atividades e ações voltadas para que a mulher possa refletir seu papel na sociedade, sempre estimulando seu protagonismo e independência. Hoje, pretendemos chamar a atenção e combater a violência contra a mulher, que vem crescendo a cada ano, e conscientizar a importância de não se calar e denunciar”, afirmou.
Confira a programação
Dia 9 de março
Projeto Maria da Penha nas Escolas. Será realizada uma palestra para as mães dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Silva Machado, em Paratibe, às 9h. Já no período da tarde será a vez das mães dos alunos da Escola Municipal Zulmira de Novais, no bairro de Cruz das Armas, às 14h. O tema será ‘Dia da Mulher: respeito não é presente, é direito’. A atividade faz parte do Projeto Maria da Penha Vai às Escolas.
Em João Pessoa, o ensino das noções básicas da Lei Maria da Penha é assegurado pela Lei 13.566/18, que permite um diálogo com toda comunidade escolar, profissionais, professores e estudantes nas escolas. O projeto conta com uma equipe capacitada que visita as escolas durante todo o ano letivo. A SEPPM conseguiu avançar e duplicar o número de alunas e alunos sensibilizados e informados acerca da temática do enfrentamento à violência, através do projeto.
Dia 10 de março
Projeto Manualidades Exposição e Comercialização, no Parque da Lagoa, das 8h às 17h. Além do suporte que a gestão disponibiliza para essas artesãs, o objetivo é ofertar momentos para que elas comercializem os seus produtos. Os visitantes da exposição terão a oportunidade de encontrar diversos tipos de artesanato, entre eles bordados, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, fuxico, fantoches, bonecos de pano, bijuterias, pintura em telha, trabalhos com jornal, produtos em MDF, peças em biscuit, almofadas e tapetes.
Dias 11, 12 e 13 de março
Projeto Ateliê do Crochê Novas Tendências, no auditório da Funjope, das 9h às 17h. O projeto acontece em parceria com as Linhas Circulo S/A. Na oportunidade as mulheres poderão aprender e/ou aprimorar várias técnicas do crochê.
Dia 16 de março
Projeto Doulas Voluntárias Educadora Perinatal. Será o início do estágio obrigatório do Instituto Cândida Vargas (ICV) e Roda de Gestantes.
O objetivo é facilitar o processo de humanização da assistência ao trabalho de pré-parto, parto e puerpério imediato, contribuindo para o trabalho de humanização do parto, desenvolvido pela Prefeitura de Municipal de João Pessoa (PMJP), além do trabalho voluntário do ICV.
O curso é uma ação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com o Instituto Cândida Vargas (ICV).
Dias 24 e 25 de março
2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM/JP com o tema Central ‘Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia’. Evento será realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).
O evento será coordenado pela SEPPM e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento contará com cerca de 500 mulheres participantes de movimentos sociais de mulheres organizados e pela gestão pública municipal de João Pessoa.