SEPPM realiza mobilização na festa de Iemanjá pelo fim da violência contra a mulher

Por Monica Melo - em 995

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) marcou presença na celebração do Dia de Iemanjá, que aconteceu na noite desta sexta-feira (8), no Busto de Tamandaré. No local, foi distribuído material educativo com informações sobre as políticas públicas e serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para auxiliar mulheres a saírem do ciclo da violência. A atividade, que teve como lema “Com Axé, sem violência contra a mulher”, faz parte da campanha mundial 16 Dias de Ativismo.

Na ocasião a titular da secretaria, Lídia Moura, fez um pronunciamento no qual lembrou o respeito que as religiões de matriz africana têm pelo sagrado feminino. “Nessas religiões todos e todas são iguais e se respeitam todas as pessoas. Que Iemanjá possa abençoar a todos nós nos ajudando nessa cruzada contra a violência”, afirmou a secretária, lembrando que ações semelhantes também foram realizadas durante a procissão da Penha e outros eventos de cunho religioso.

A secretária pediu ao público presente que denuncie sempre que presenciar casos de violência contra a mulher. “Não podemos deixar a violência contra a mulher ser banalizada. Uma sociedade livre da violência contra a mulher é sociedade civilizada, é uma sociedade melhor”, concluiu.

Para as mulheres que estiverem passando por alguma situação de violência ou assédio, a gestão dispõe de alguns mecanismos de proteção e apoio, como, por exemplo, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB) no qual é possível fazer denúncias e receber orientação. O telefone do CRMEB é o 0800 283 3883. Quando a denúncia envolver agentes públicos ligados à gestão municipal, a vítima pode procurar a ouvidoria, através do telefone 3218-6167 ou 3214-4028.

Também existe a Lei n° 13.385/17 apelidada de Parada Segura. A Lei assegura que toda mulher, após as 20h, tenha o direito de solicitar desembarque dos ônibus em qualquer local com condições de estacionamento, desde que no trajeto da linha.