‘Sereia’ da Penha é indicada para receber premio nacional de artesanato
Max Oliveira
O projeto Sereias da Penha colhe mais um fruto. Em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, a artesã Rosineide Oliveira irá receber o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que reconhece e valoriza o trabalho realizado por artesãos do país inteiro. A peça produzida pela pessoense – um colar feito com escamas de peixe – foi escolhida entre as 100 melhores produções artesanais brasileiras, numa lista onde figuravam 1.200 peças.
Rosineide Oliveira é uma das 13 artesãs que integram o projeto Sereias da Penha, que é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A iniciativa vem fomentando o artesanato pessoense, através da geração de renda da produção de peças para o vestuário feitas com escamas de peixe.
“Ainda não parei para pensar sobre a importância de receber um prêmio como esse. Desde que começamos com esse projeto só colhemos frutos maravilhosos”, disse a artesã, ressaltando ainda a mudança de vida proporcionada pelo projeto Sereias da Penha. “Mudou para melhor. Antes dona de casa, hoje, artesã. Sou muito agradecida pela oportunidade, e quero continuar fazendo o que gosto”, concluiu.
Em sua quarta edição, o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato procura premiar as unidades de produção artesanal não somente pela qualidade de seus produtos, mas também por suas práticas de gestão. De acordo com Sandra Duarte, gestora do Sebrae-PB, o projeto Sereias da Penha é um exemplo a ser seguido entre as unidades produtivas de artesanato, tanto como proposta de geração de renda como de valorização da autoestima.
“São mulheres que encontraram no artesanato uma atividade econômica e de crescimento pessoal. Elas estão tendo a oportunidade de mostrar para o Brasil um artesanato maravilhoso, de valor estético e genuíno da Praia da Penha. As Sereias da Penha são, de fato, um exemplo para o Brasil”, afirmou.