Sereias da Penha inauguram loja e peças já estão disponíveis para o público

Por - em 929

Arthur Araújo

 

Inauguração_Loja_SereiasdaPenha_foto_JulianaSantos 572As Sereias da Penha deram, nesta quinta-feira (18), mais um grande passo para o crescimento e concretização de seu trabalho. Acompanhadas da primeira-dama Maísa Cartaxo e demais apoiadores do projeto, elas inauguraram a primeira loja física para a comercialização de sua biojoias. A loja está localizada na Rua Nossa Senhora da Penha, logo após a Associação de Moradores do bairro.

De acordo com a artesã Aurizete Brito, o projeto está “a mil por hora”. “Este é um projeto que mudou muito minha vida. Foi com o projeto Sereias da Penha que conquistei uma profissão e melhorei minha autoestima”, contou orgulhosa. “Hoje a emoção é maior ainda porque podemos ver a nossa loja inaugurada e pronta para receber os clientes. Esperamos que todos gostem”, afirmou.

A organização da loja foi uma iniciativa das próprias artesãs, que receberam o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Sebrae, parceiros desde as primeiras etapas. O espaço oferece as peças produzidas pelas “sereias” e logo vai receber a coleção assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, que chegou às passarelas do São Paulo Fashion Week (SPFW).Inauguração_Loja_SereiasdaPenha_foto_JulianaSantos 560

As primeiras clientes aprovaram o trabalho. “Eu acompanhei toda a trajetória delas por meio da mídia e hoje fiz questão de vir aqui presenciar a abertura da loja”, declarou a aposentada Leônia Saraiva. “É um trabalho muito bonito e muito delicado e que foi fruto de um projeto muito importante. Já estou levando algumas peças e fico feliz por ver o sucesso dessas mulheres”, complementou.

A primeira-dama Maísa Cartaxo, coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA), falou sobre a alegria de ver o crescimento do projeto. “Muitas dessas mulheres eram donas de casa que não tinham contato com o artesanato e em menos de um ano foi construído um trabalho que ultrapassou as fronteiras do Estado. Conseguimos chegar ao SPFW, o que é algo muito grande, e o projeto continua. Mantemos o acompanhamento e agora a intenção é que elas tenham toda a noção de empreendedorismo para que levem isso adiante”, declarou.

Inauguração_Loja_SereiasdaPenha_foto_JulianaSantos 492A analista Marielza Araújo, do Sebrae, afirmou que as artesãs aprendem agora a desenvolver um planejamento estratégico para os próximos três anos. “O objetivo é que elas consigam entrar no mercado e conquistar espaço. Recebemos o apoio da Energisa e estamos capacitando as artesãs sobre produção, gestão, controle financeiro e precificação, entre outras questões”, explicou.

História – O projeto Sereias da Penha reúne artesãs das praias da Penha e Jacarapé, que aprenderam sobre a confecção de biojoias por meio do programa Pronatec Mulheres Mil. As peças produzidas utilizam escamas de peixe e fio de cobre, entre outros materiais biodegradáveis.