Sereias da Penha se reúnem para avaliar e celebrar conquistas em 2015
Hellen Nascimento
Este ano foi definitivamente um marco na história das mulheres da Penha, pois foi neste período que simples artesãs locais se transformaram nas “Sereias da Penha” e tiveram seu trabalho reconhecido nacionalmente com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Projeto João Pessoa Artesã (JPA), com o renomado estilista Ronaldo Fraga. E tendo motivos de sobra para comemorar, toda a equipe envolvida no projeto se reuniu na tarde desta segunda-feira (22), na sede da Associação das Sereias da Penha, onde puderam avaliar todo trabalho, conquistas e resultados alcançados.
Para a coordenadora do JPA e primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, além de celebrar as inúmeras vitórias, este também é o momento de traçar novas metas. “Estou muito feliz com tudo que vem acontecendo com o Sereias da Penha, mas também tendo a certeza de que o projeto tem muito a crescer ainda. Queremos conquistar novos horizontes”, disse.
Inspiração – Devido ao enorme sucesso e reconhecimento das Sereias da Penha, elas já são fonte de inspiração para outras mulheres. O JPA está articulando uma parceria com o Sebrae Paraíba para fortalecer e potencializar o trabalho que vem sendo realizado pelas artesãs da Comunidade do “S”, localizada no Roger, na técnica do macramê com fibras naturais e crochê artístico.
“O Sereias da Penha ainda tem muito o que crescer. Elas já são fonte de inspiração para outras mulheres, que assim como elas, só precisam de uma oportunidade para deixar aflorar seus talentos. Esse é um dos papéis do JPA, identificar, estimular e potencializar pessoas através de capacitação, sempre com o foco no artesanato de João Pessoa, valorizando assim nossa cultura local”, avaliou Maísa Cartaxo.
Segundo a artesã e presidente da Associação Sereias da Penha, Joseane Izidro, essa é mais uma etapa vencida. “Nosso projeto deu mais que certo. Nos sentimos muito orgulhosas. A gente não esperava que o sucesso fosse tão grande. Valeu a pena todo sacrifício, todo esforço depositado em nossa arte. O sentimento de dever cumprido é maravilhoso, mas ainda queremos e iremos produzir muito mais”, comemorou.
Sereias da Penha – O sucesso do ‘Sereias da Penha’ deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa união possibilitou a capacitação, inclusão social, geração de renda e desenvolvimento de uma economia criativa com a apropriação da cultura local na comunidade da Penha.