Sereias da Penha se reúnem para avaliar e celebrar conquistas em 2015

Por - em 796

Hellen Nascimento

 

reunião _sereiasdaPenha_foto_julianasantos 246Este ano foi definitivamente um marco na história das mulheres da Penha, pois foi neste período que simples artesãs locais se transformaram nas “Sereias da Penha” e tiveram seu trabalho reconhecido nacionalmente com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Projeto João Pessoa Artesã (JPA), com o renomado estilista Ronaldo Fraga. E tendo motivos de sobra para comemorar, toda a equipe envolvida no projeto se reuniu na tarde desta segunda-feira (22), na sede da Associação das Sereias da Penha, onde puderam avaliar todo trabalho, conquistas e resultados alcançados.

Para a coordenadora do JPA e primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, além de celebrar as inúmeras vitórias, este também é o momento de traçar novas metas. “Estou muito feliz com tudo que vem acontecendo com o Sereias da Penha, mas também tendo a certeza de que o projeto tem muito a crescer ainda. Queremos conquistar novos horizontes”, disse.

Inspiração – Devido ao enorme sucesso e reconhecimento das Sereias da Penha, elas já são fonte de inspiração para outras mulheres. O JPA está articulando uma parceria com o Sebrae Paraíba para fortalecer e potencializar o trabalho que vem sendo realizado pelas artesãs da Comunidade do “S”, localizada no Roger, na técnica do macramê com fibras naturais e crochê artístico.

reunião _sereiasdaPenha_foto_julianasantos 256“O Sereias da Penha ainda tem muito o que crescer. Elas já são fonte de inspiração para outras mulheres, que assim como elas, só precisam de uma oportunidade para deixar aflorar seus talentos. Esse é um dos papéis do JPA, identificar, estimular e potencializar pessoas através de capacitação, sempre com o foco no artesanato de João Pessoa, valorizando assim nossa cultura local”, avaliou Maísa Cartaxo.

Segundo a artesã e presidente da Associação Sereias da Penha, Joseane Izidro, essa é mais uma etapa vencida. “Nosso projeto deu mais que certo. Nos sentimos muito orgulhosas. A gente não esperava que o sucesso fosse tão grande. Valeu a pena todo sacrifício, todo esforço depositado em nossa arte. O sentimento de dever cumprido é maravilhoso, mas ainda queremos e iremos produzir muito mais”, comemorou.

Sereias da Penha – O sucesso do ‘Sereias da Penha’ deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa união possibilitou a capacitação, inclusão social, geração de renda e desenvolvimento de uma economia criativa com a apropriação da cultura local na comunidade da Penha.