Serviço já realizou 10 mil atendimentos para tratar de dor crônica

Por - em 770

“São só bênçãos desde que cheguei aqui. Entrei com o braço na tipoia e agora já posso movimentar normalmente”. Este é o depoimento da costureira Marisete Florêncio da Silva, uma das usuárias do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor), que desde sua implantação, em agosto de 2013, no Complexo Hospitalar de Mangabeira, realizou mais de 10 mil atendimentos.

Marisete da Silva, que já está na sua quarta seção de fisioterapia, se diz contente com o atendimento. “Logo na primeira vez eu já senti diferença. Além de costurar, eu pegava muito peso e até quebrava parede. Isso fez com que eu rompesse os tendões do meu braço, me deixando sem conseguir mover e com dores horríveis. Com o tratamento eu já estou bem melhor”, destacou a usuária.

Mônica Cordeiro, coordenadora do Cendor, destacou que o serviço é destinado a pacientes com dores crônicas, que, mesmo com tratamento, persistem por mais de 3 meses. “O paciente deve procurar a unidade de saúde e regular o encaminhamento. Este encaminhamento deverá ser para uma consulta com médico especialista em dor, para o reumatologista ou neurologista”, explica a coordenadora.

O Cendor oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro. As especialidades são quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia.

Como funciona – O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado. O paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico. Para maiores informações, o telefone para contato do Cendor é o 3239-1221.

Hidroterapia – O Cendor conta com uma piscina terapêutica, aquecida por um sistema de aquecimento solar. A piscina associa as propriedades físicas da água aos efeitos fisiológicos do calor. Dentre os benefícios listados pela hidroterapia, estão: alívio da dor e de espasmos musculares, manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular, fortalecimento muscular e treino de resistência, reeducação dos músculos paralisados, melhora na circulação e diminuição de edemas, manutenção e melhora do equilíbrio, postura e coordenação.