Servidoras da Emlur participam de festa em alusão ao ‘Outubro Rosa’
Ângela Costa
O Desfile “50 Tons de Rosa”, reuniu na passarela as mulheres da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), dentro da Campanha Outubro Rosa -“A Emlur Abraça Essa Causa”. A programação contou também com a participação da cantora Silvia Patriota, que trouxe seu depoimento de vida sobre a experiência do câncer de mama e encerrou cantando o “Bêbado e o Equilibrista”, de Elis Regina.
As intervenções dão continuidade às ações de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Silvia contou que foi determinante o fato dela fazer a mamografia anualmente para o seu tratamento e recuperação. “Detectei o câncer num processo de um ano, pois fazia o exame rotineiramente”. Ela foi submetida a cirurgia, quimioterapia, radiologia e optou pela retirada da mama. “O apoio da família e dos amigos foi decisiva em todo o processo”, disse.
Silvia, que é filha do saudoso poeta Otacílio Batista, encantou a todos com uma participação especial na apresentação dos componentes do Projeto Cultural ‘Catadores de Arte’ da Emlur, que realizaram uma intervenção teatral e musical.
Logo em seguida foi realizado o desfile “50 Tons de Rosa”. Para o desfile as mulheres tiveram a sua disposição serviços de beleza, como penteados e maquiagem. “Nós buscamos parceiros para proporcionar um dia especial para nossas servidoras, vindo a somar com as ações de conscientização do Outubro Rosa”, disse Niedja Fernandes, chefe da Divisão de Bem Estar Social da Emlur.
A campanha que se estende até a próxima segunda-feira (31), com mais um dia de palestras, vídeos, consultas com clínico geral e mastologista, atendimentos de psicologia, odontologia e nutrição.
“As ações da Campanha Outubro Rosa são simbólicas, pois apenas um mês é pouco para atingirmos todas as mulheres, mas é importante no processo de conscientização. Na Emlur, o trabalho junto aos servidores se estenderá aos homens no próximo mês com a realização das ações na Campanha Novembro Azul, d e combate ao câncer de próstata, disse Lucius Fabiani, superintendente do Órgão.