Servidores da Estação Cabo Branco são imunizados contra várias doenças
Adriana Crisanto
Os servidores da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes receberam, nesta terça-feira (20), a vacina contra rubéola, caxumba, sarampo e gripe. As doses foram aplicadas pela equipe da Seção de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“A imunização é uma forma de garantir a segurança da saúde dos profissionais da casa, que mantêm contato com públicos de vários Estados e países”, afirmou Marianne Góes, diretora geral da Estação Cabo Branco, que também tomou a vacina.
As ações de vacinação, que começaram no dia 14 de outubro, seguem até o próximo dia 23. A enfermeira Yara Lúcia Cavalcanti explicou que a dose da tríplice viral é contraindicada apenas para pessoas com imunodeficiência adquirida ou congênita, em uso de medicamentos com corticoides em doses imunossupressoras, febre, em uso de quimioterapia imunossupressora e transplantados de medula óssea.
“Podem receber a vacina crianças a partir dos 6 anos de idade. É muito importante vacinar a mulher grávida em qualquer mês da gestação. A influenza quando incide na gestante pode evoluir com complicações respiratórias graves e até levar à morte”, disse a enfermeira, que veio acompanhada de dois agentes técnicos: José Carlos da Silva e Rosa Cristina Farias.
A secretaria ou órgão da PMJP que esteja interessado em imunizar seus funcionários basta solicitar uma equipe da Vigilância Epidemiológica da SMS. Para tomar a vacina é preciso que o funcionário apresente crachá com identificação profissional ou Carteira de Trabalho, o cartão de vacinação, que mostra o histórico de todas as vacinas tomadas, e documento com foto.