Setembro Fotográfico é aberto com exposições na Estação Cabo Branco

Por - em 510

Cinco exposições que fazem parte do projeto Setembro Fotográfico foram abertas na noite dessa terça-feira (18) no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “Conflitos Urbanos”, de Severino Silva, “Quem Somos Nós”, de Celso Oliveira, “Retrospectiva”, de Clara Lenira, “Antônios e Cândidas Têm Sonhos de Sorte”, de Paula Sampaio, e a projeção em vídeo “Caixa de Sapato”, da Cia. de Foto, ficam em cartaz até 30 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos das 10h às 21h.

A exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga”, aberta no último dia 4 e organizada pelo curador Bené Fonteles, também está incluída na programação do evento e pode ser visitada no segundo pavimento da Torre Mirante.

A solenidade foi aberta com um coquetel. São 108 fotografias expostas, quase todas em preto-e-branco, que revelam peculiaridades da cultura nordestina, como a religiosidade, a vida no campo e o trabalho braçal, mas que também têm a força da denúncia, como o trabalho infantil, o abandono dos velhos e a imundície dos mercados públicos.

“O critério utilizado para selecionar os trabalhos foi buscar o olhar mais voltado para as causas sociais, sendo fotojornalismo ou trabalho autoral”, explicou o fotógrafo Gustavo Moura, curador da mostra.

Um desses acervos autorais pertence à coleção de 31 fotos em exposição da potiguar radicada em João Pessoa Clara Lenira. Com o tema “Palco”, a exposição de Clara consta de imagens de artistas que passaram pelos palcos do Espaço Cultural ao longo de 22 anos que esteve trabalhando pelo órgão. “Até hoje não tenho computador nem câmera digital. Minha companheira sempre foi a minha Nikon analógica”, disse, ao lado de registros eternizados de Sivuca, Ana Botafogo e encenações célebres como “Vau da Sarapalha”.

A programação do Setembro Fotográfico inclui também palestras, oficinas e lançamento de livros no Casarão 34, Casa das Artes Visuais (CAV) e Ateliê Multicultural Elionai Gomes. O projeto, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), tem o objetivo de colaborar para a promoção e a visibilidade da fotografia contemporânea da Capital paraibana.

Palestras – As palestras acontecem entre os dias 24 e 30 deste mês, no Pátio do Casarão 34, sempre às 20h, e serão ministradas por Severino Silva (RJ), Celso Oliveira (CE), Joana Mazza (RJ) e Isabel Gouvêia (BA).

Lançamentos de Livros – O Pátio do Casarão 34 também será o local dos lançamentos dos livros “Quem Somos Nós”, de Celso Oliveira, “Imagens do Povo”, dos Fotógrafos Populares de Maré, e “Apresentação das Publicações de Oi Kabum”, obra de Isabel Gouvêia.

Oficinas – Este ano, estão sendo oferecidas cinco oficinas de fotografia. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 23 de setembro (ou até o preenchimento das 20 vagas disponibilizadas em cada atividade).

Os interessados em participar devem se dirigir à sede da Funjope, ao Casarão 34 ou à CAV em horário comercial. Também é possível se inscrever pelo endereço eletrônico www.facebook.com/SetembroFotografico.

Confira a programação:

Exposições:

De 18 a 30 de Setembro

“Conflitos Urbanos” – Severino Silva

“Quem Somos Nós” – Celso Oliveira

“Retrospectiva” – Clara Lenira

“Caixa de Sapato” – Cia. de Foto (projeção de vídeo)

“Antônios e Cândidas Têm Sonhos de Sorte” – Paula Sampaio

“O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” – Bené Fonteles.

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Horário de visitação: Terça a sexta – 9h às 21h

Sábado e domingo – 10h às 21h

Sábado –22 de setembro

“Foto na Praça” – Varal de Fotografias

Local: Praça Alcides Carneiro, Manaíra

Horário: 9h às 19h

De 24 a 30 de setembro

“A Cidade” – Hudson Azevedo

Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Centro Histórico)

Horário: 8h às 12h/ 14h às 18h

De 24 de setembro a 24 de outubro

“Retiniando-me” – João Beltrão

Local: Casa das Artes Visuais

Horário: 14h às 18h

“Fotografia Paraibana” – Coletiva

Local: Casarão 34

Horário: 8h às 12h/14h às 18h

Oficinas:

Leitura de Portfólio, com Paula Sampaio (PA) – 24 e 25, no Casarão 34 (8h30 às 12h)

Iniciação à Fotografia, com Paulo Rossi (PB) – 24 a 26, na Casa de Artes Visuais (8h30 às 11h30)

Do Conflito ao Afeto, com Severino Silva (RJ) – 25 a 27, no Casarão 34 (15h às 18h)

A Fotografia no Audiovisual, com João Beltrão (PB) – 27 a 29, no Casarão 34 (9h às 12h)

A História que Queremos Contar (workshop), com Cia de Foto Pio Figueiroa (SP) – 28, na Casa de Artes Visuais (15h às 18h)

Lançamento de livros:

Pátio do Casarão 34

“Quem Somos Nós” – Celso Oliveira

Sexta-Feira (28), às 20h

“Imagens do Povo” – Fotógrafos Populares da Maré

Sábado (29), às 20h

“Apresentação das publicações da Oi Kabum” – Isabel Gouvêia

Domingo (30), às 20h

Palestras:

Pátio do Casarão 34

“Conflitos Urbanos”, Severino Silva (RJ)

Segunda-feira (24), às 20h

“Quem Somos Nós”, Celso Oliveira (CE)

Sexta-Feira (28), às 20h

“Imagens do Povo”, Joana Mazza (RJ)

Sábado (29), às 20h

“Oi Kabum”, Isabel Gouvêia (BA)

Domingo (30), às 20h