Setur apresenta plano de ordenamento para passeios em Picãozinho

Por - em 619

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Turismo (Setur) apresentou o plano de ordenamento e delimitação da área de embarque e desembarque para passeios até a ilha de Picãozinho, com saída da praia de Tambaú. O ordenamento é uma exigência da Capitania dos Portos para evitar a interdição da ilha. De acordo com Roberto Brunet, secretário da pasta, a sinalização com a delimitação das áreas deverá ser instalada nos próximos 15 dias.

Na apresentação, estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Planejamento (Seplan), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Capitania dos Portos. Em seguida, será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep).

A área dos embarques e desembarques para Picãozinho terá 120 metros – entre o final da Avenida Nego (próximo ao restaurante Bob’s) até o início do estacionamento do Hotel Tambaú. Para delimitar esta área, serão colocadas no mar cinco bóias do lado direito e mais cinco do lado esquerdo, proporcionando também a segurança dos banhistas.

Serão instalados, ainda, avisos e placas confeccionados pela Semob para marcar a área de embarque e desembarque. Haverá também um ponto estabelecido para a comercialização dos passeios, próximo ao Hotel Tambaú. “Antes, cada barco comercializava seu passeio em um ponto diferente. A partir de agora, teremos um único ponto de venda para todos”, disse Brunet.

Além de ordenar a entrada e saída das embarcações, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está regulamentando a visitação diária à ilha, respeitando o limite de 242 pessoas na região, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).