Setur finaliza campanha de conscientização e combate à exploração sexual

Por - em 497

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) finalizou nesta sexta-feira (8) campanha de conscientização e combate à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes nos hotéis e pousadas da orla marítima que teve início em fevereiro. Durante esse período cerca de 60 meios de hospedagem foram visitados com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB).

Os técnicos da Setur percorreram meios de hospedagem nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa distribuindo material informativo, ‘Código de conduta do turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba’, afixando cartazes nas recepções e repassando instruções sobre como proceder ao identificar uma situação de exploração de menores ou tráfico.

Com este trabalho, o objetivo da Setur é sensibilizar os gerentes, funcionários e proprietários dos estabelecimentos comerciais para coibir ações que promovam a exploração sexual e o turismo sexual na cidade de João Pessoa.

De acordo com o chefe da Divisão de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Setur, Petrus Regadas, a ação foi importante, pois em alguns hotéis os recepcionistas estavam desinformados e precisavam de muitos esclarecimentos. “Temos a responsabilidade de coibir ações que não são positivas para o nosso turismo. O primeiro passo é conscientizar de que esta atividade é crime e deve ser penalizada, não acobertada ou tratada com banalidade”, explicou.

A Setur fechou parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) para a realização da terceira etapa do trabalho em bares, restaurantes e casas noturnas que deve começar ainda este mês.

Denuncie – Exploração sexual e tráfico de crianças e adolescente são crimes previstos pela Lei Federal nº. 11.577/2007. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones:

100 – Nacional

190 – Centro Integrado de Operações Policiais

3213.9017 – Delegacia Geral da Polícia

2107.6110 – Curadoria da Infância e Juventude (João Pessoa)

3221.2166 – Curadoria da Infância e Juventude (Campina Grande)

3422.1446 – Curadoria da Infância e Juventude (Patos)

3612.3127 – Procuradoria Regional do Trabalho (João Pessoa)

3321.4080 – Procuradoria Regional do Trabalho (Campina Grande)

3421.2055 – Procuradoria Regional do Trabalho (Patos)